Café sem grão? Leite sem vaca? Hambúrguer sem boi?

Mauro Carrusca

CEO e Founder da KER Innovation

Muitos setores ainda são pegos de surpresa por desconhecerem (ou negarem) o impacto de mudanças provocadas por empreendedores inovadores que além de sua criatividade e ousadia, estão sabendo aproveitar o imenso leque de possibilidades trazido pela tecnologia e pela ciência.

Todos os dias, vemos brechas aproveitadas por startups com mentalidade digital que estão minando a soberania das empresas e negócios consagrados.

Recentemente, falando na Semana Internacional do Café (SIC), pude mostrar isso com foco na indústria de alimentos e bebidas. Como startups desenvolveram o café, o leite, a carne, o ovo e o sorvete a partir de suas proteínas, moléculas, características físico-químicas entre outras propriedades e criaram produtos muito similares a partir de plantas e até usando nanotecnologia.

Estas startups possuem um DNA diferente do da maioria dos empresários tradicionais. Seus valores são guiados pela forma como observam o mundo: querem produtos gostosos, acessíveis, nutritivos e sustentáveis. Isso mesmo! Querem usufruir de todos os aspectos positivos do produto, mas não abrem mão da sustentabilidade.

Não querem concorrer com produtos convencionais, mas querem oferecer aos novos consumidores – que sabem estar abertos a novas experiências – opções completamente novas. O rol de novas propostas de alimentos baseados em plantas só faz crescer.

Onde isso vai parar?Empresas inteligentes como Danone, Marfrig, entre outras, já perceberam que o melhor é se aliar, colaborar, fazer junto.

Venho repetindo exaustivamente que a inovação que muitas empresas precisam é entender esse novo “mindset digital” dos seus clientes e consumidores.

Vamos conversar sobre mindset digital? Afinal, o mundo está se transformando e, para sobreviver, as empresas precisam pensar, não fora da caixa, mas além dela. Inovar é também entender esse novo “mindset digital” dos seus clientes e consumidores.

Mais da coluna

Rentabilidade da pecuária pode ser maior do que de aplicações financeiras

João Gabriel Balizardo Carvalho, Médico Veterinário do Grupo Matsuda Mesmo com o aumento ...

Devastação ambiental continua alarmante, mas a boa notícia é que a pecuária tem a solução

Marisa Sevilha Rodrigues é jornalista , CEO da agência Táxi Blue e idealizadora ...

Saúde do solo: um novo horizonte para o agro

Antonio Luis Santi é diretor técnico da ConnectFarm e professor da Universidade Federal ...

O etanol do Brasil na luta contra mudanças climáticas

João Guilherme Sabino Ometto é engenheiro (Escola de Engenharia de São Carlos - ...

Silagem: sinônimo de nutrição de qualidade na época da seca

Marco Aurélio de Oliveira Pádua, engenheiro agrônomo da Matsuda Minas e  Embrapa Caprinos ...