Exposição Nacional de Orquídeas será em Venda Nova no fim de semana

Foto: Pixabay

Uma programação especial, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas capixabas, para contemplar a beleza, perfume, forma e tamanho das orquídeas da região capixaba e proximidades. De 09 a 11 de setembro acontece a 6ª Exposição Nacional de Orquídeas, que será realizada no Ginásio de Esportes da EEEFM “Fioravante Caliman” com entrada gratuita. O evento inclui palestras, mostra, venda e premiações de exemplares raros da planta.  

O evento, que é gratuito, já é tradicional em Venda Nova e tem como objetivo trazer pessoas de dentro e fora do estado para conhecerem melhor a produção de orquídeas da região, além de promover palestras gratuitas para aprimoramento das técnicas de cultivo e troca de experiências entre os participantes.  

Na sexta (09), acontece o julgamento das plantas, onde as espécies serão cada uma será selecionada e dividida entre as 36 categorias que serão avaliadas pelos juízes, quanto as suas formas, cores e raridades. Vale ressaltar que não haverá gratificação em dinheiro, somente uma premiação simbólica, onde o que realmente importa para os produtores, é o reconhecimento em ver sua planta sendo agraciada e considerada uma amostra referenciada na exposição.

No sábado (10), acontecem as palestras, “Orquídeas: Do laboratório ao orquidário”, com o Dr. Aloísio Falqueto, médico/cientista e pesquisador, que desenvolveu uma técnica de cultivo aproveitando a luz solar e o calor ambiental, que vem revolucionando os métodos tradicionais de reprodução laboratorial de orquídeas. E logo após, se inicia a palestra: “Pragas que atacam nossas orquídeas”, que será ministrada pelo orquidófilo, Fernando Assad.

No encerramento, no domingo (11), o orquidófilo, Francisco Deosvando vai palestrar gratuitamente sobre o cultivo e cuidado as orquídeas, e ainda haverá exposição plantas que estarão à venda. Os preços para aquisição de um exemplar podem variar entre 25 a 300 reais. 

A Exposição Nacional de Orquídeas de Venda Nova do Imigrante é realizada por Heron Gonçalves e sua equipe do Emporium das Orquídeas 262, com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante através da Secretaria Municipal da Agricultura. O evento está em sua 6ª edição e segundo estimativas, deverá trazer mais de 9 mil pessoas ao município.

Fonte: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de frango de corte, ...