A agropecuária brasileira cresceu mais de 10% no segundo trimestre de 2025
Foto: Freepik

Com crescimento de 10,1% no segundo trimestre de 2025, no comparativo ao igual período de 2024 a agropecuária segue sendo um dos mais importantes setores econômicos do Brasil. O crescimento representa 2,2% do Produto Interno Bruto frente a igual período do ano anterior. É o que mostra os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem (2).
Anúncio
Os destaques de crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade são para o milho (19,9%), soja (14,2%), arroz (17,7%), algodão (7,1%) e café (0,8%).
Ainda de acordo com o relatório do IBGE, já no primeiro semestre de 2025, o PIB cresceu 2,5% frete a igual período de 2024, com desempenho positivo na Agropecuária (10,1%), Indústria (1,7%) e nos Serviços (2,0%).
Anúncio
Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE de agosto, têm safras significativas no segundo trimestre, por isso ocorre esse resultado do agro, que se deve ao bom desempenho de alguns produtos da lavoura.
“O resultado do PIB evidencia a força do agro que impulsiona o Brasil”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. “Trata-se de um setor que investe, cresce e confia no produtor rural brasileiro. Seguiremos trabalhando para gerar cada vez mais resultados e abrir novas oportunidades”.
O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em junho de 2025 cresceu 3,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou das altas de 3,0% no Valor Adicionado a preços básicos e de 4,2% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. O resultado do Valor Adicionado nesta comparação decorreu dos seguintes desempenhos: Agropecuária (5,8%), Indústria (2,4%) e Serviços (2,9%).
Fonte: Mapa
Anúncio
Anúncio