A presença da mulher na agroindústria do café é tema de debate

Conexão: essa foi a palavra que perpetuou durante o primeiro debate promovido pela IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café, que contou com a presença da presidente da instituição no país, Cintia Matos, da gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho e das empresárias Luciana Melo, da Café Cultura, Mariselma Sabbag, Café Renovo e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza.

O objetivo do encontro foi promover um debate sobre a atuação e o desenvolvimento das mulheres na agroindústria do café. “Fico muito feliz em participar de encontros como esse e ver o movimento que as mulheres estão fazendo em um mercado predominantemente masculino, pois acredito profundamente na união para vencer os momentos difíceis”, afirmou Luiza Helena Trajano.

A empresária ainda pontuou que o mundo passa por transformações que têm impactado diretamente na forma de gestão dos negócios que migrou de mecânica para orgânica, onde há maior fluidez e necessidade de sensibilidade e empatia, habilidades encontradas com mais facilidade nas profissionais.

Durante a conversa, as convidadas ressaltaram a necessidade de criar elos e conexões para o fortalecimento do grupo feminino no mercado do café e pontuou a importante atuação da IWCA Brasil nesse processo. “Ser empreendedora não é algo fácil, mas a IWCA me impulsionou para o conhecimento e especialização. Além disso, proporcionou inúmeras oportunidades para meu negócio. Graças à instituição pude enviar cafés para o Japão, Estados Unidos e participei de um grande evento em Portugal”, destacou Mariselma Sabbag.

Nesse contexto, a presidente da IWCA Brasil, Cintia Matos, reforçou que o propósito da instituição é de fato apoiar as mulheres e promover conexões que proporcionem o protagonismo feminino no mercado. “Quanto mais a mulher participa, mais aumenta sua visibilidade e a coragem de empreender. Estamos caminhando a passo fortes e sabemos que com organização e trabalho em conjunto podemos ter grandes conquistas”, reforçou.

À frente da Café Cultura, Luciana Melo também falou dos desafios do mercado, mas ressaltou o prazer de ter orgulho do que faz e de conquistar os resultados esperados. Ela destacou a importância do planejamento para o sucesso das empresas e que no ramo do café especial, a grande meta é poder democratizá-lo, ou seja, dar acesso para que um número cada vez maior de pessoas possa entendê-lo e apreciá-lo. 

De acordo com a gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, 48% dos negócios iniciais são comandados por mulheres – número importante e significativo. Por outro lado, esse empreendedorismo ainda está concentrado em poucos segmentos. Com o fortalecimento das redes e a construção de novas conexões, é possível estender essa atuação principalmente no mundo agro e é o que encontros como esse, promovem com sucesso.

SIC – A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

  • Quando: De 18 a 20 de novembro
  • Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Fonte: KB Comunicação

Últimas notícias

Pecuária de leite vive incertezas com o futuro da pandemia

A reunião de conjuntura de novembro do Centro de Inteligência do Leite da ...

Valor de mercado de defensivos aplicados deverá cair 11,8% em 2020

O mercado de defensivos agrícolas deve ter redução de 11,8% no valor em ...

Programa de aprendizagem rural é homenageado pelo Instituto Innovare

Fotos: Junio Nunes O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi homenageado na 17ª ...

Novo surto de gafanhotos é monitorado por governo do Rio Grande do Sul

Foto: Senasa Julio Huber Um novo surto de gafanhotos identificado pelo Serviço Nacional ...

Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva anuncia os finalistas

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva já tem os 20 finalistas da ...