A Revolução na Educação é tema do podcast Comunicação Rural

O mundo do agronegócio está passando por uma revolução silenciosa, uma transformação que pode determinar o futuro do setor. Em meio a esse cenário, a educação surge como um fator crucial para impulsionar o agro rumo ao progresso. Marcelo Cerutti, médico veterinário e Diretor do Agrovendedor – uma escola de negócios do agro, possui vasta experiência no setor e acredita que a educação tem o poder de revolucionar o agronegócio.

Em entrevista exclusiva ao podcast “Comunicação Rural”, nessa terça-feira (25), às 20h, Marcelo abordará o tema “A Educação como fator de revolução no Agro”. Ele falará sobre um dos maiores desafios enfrentados no agronegócio, atualmente, que é a qualificação da mão de obra. A falta de profissionais capacitados para acompanhar a evolução tecnológica do setor tem se mostrado um entrave.

A educação é a chave para superar esse obstáculo e potencializar o crescimento do agronegócio. Uma pesquisa realizada pela USP, que revelou que 60% do conteúdo presente nos livros escolares não aborda de forma efetiva o agronegócio. Isso evidencia a necessidade de repensar a metodologia de ensino e o conteúdo apresentado nas escolas para refletir a realidade do setor.

A revolução na educação precisa ser baseada em tecnologia e conteúdo. Muitos profissionais formados nas universidades têm dificuldades em aplicar seus conhecimentos no ambiente real do agronegócio e torna-se necessário alinhar o conhecimento teórico com as demandas práticas do setor, e isso deve ser um esforço conjunto entre o Estado, as empresas e as entidades de classe.

Anúncio

A falta de qualificação pode afetar não apenas a produtividade, mas também a percepção do agronegócio pela sociedade. Marcelo ressalta que cerca de 30% dos jovens entrevistados em uma pesquisa relataram não ver o agronegócio com bons olhos. Essa percepção negativa pode levar jovens talentosos a buscar oportunidades fora do setor, impactando a oferta de mão de obra qualificada.

O momento é de repensar e reestruturar a educação no agronegócio. O mercado está em busca de profissionais qualificados, e é responsabilidade de todos os envolvidos no setor investir na formação e capacitação de recursos humanos. Somente assim o agronegócio poderá enfrentar os desafios e seguir prosperando como um dos pilares fundamentais da economia brasileira.

Anúncio

O podcast “Comunicação Rural” abordará esse o tema com Marcelo Cerutti. Não perca esse episódio e entenda como a educação pode ser o diferencial para o crescimento e sucesso do agro. Hoje (25), às 20h, horário de Brasília, no canal “Comunicação Rural” no Youtube.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo se prepara para safra histórica de café conilon, com alerta para a qualidade do grão

Foto: Julio Huber Com o início da colheita da nova safra de café ...

Vinhos do Pampa serão o foco de fórum que discutirá sustentabilidade e turismo na Campanha Gaúcha

Foto: Freepik A Campanha Gaúcha, reconhecida por seus vinhos de excelência e paisagens ...

Inovações que cruzam fronteiras: soluções agrícolas despertam atenção global na Agrishow 2025

Foto: Divulgação Na edição de 2025 da Agrishow – a maior feira agrícola ...

Da plantação ao consumidor: turismo de experiência conquista visitantes e incrementa a renda de famílias

Fotos: Divulgação/Sebrae Fabiani Reinholz contou que o turista tem uma experiência exclusiva e ...

Produtores rurais serão capacitados pelo Senar-ES para atender dietas especiais no meio rural

Produtores e produtoras rurais capixabas estão recebendo treinamentos voltados para a alimentação saudável. ...