A Revolução na Educação é tema do podcast Comunicação Rural

O mundo do agronegócio está passando por uma revolução silenciosa, uma transformação que pode determinar o futuro do setor. Em meio a esse cenário, a educação surge como um fator crucial para impulsionar o agro rumo ao progresso. Marcelo Cerutti, médico veterinário e Diretor do Agrovendedor – uma escola de negócios do agro, possui vasta experiência no setor e acredita que a educação tem o poder de revolucionar o agronegócio.

Em entrevista exclusiva ao podcast “Comunicação Rural”, nessa terça-feira (25), às 20h, Marcelo abordará o tema “A Educação como fator de revolução no Agro”. Ele falará sobre um dos maiores desafios enfrentados no agronegócio, atualmente, que é a qualificação da mão de obra. A falta de profissionais capacitados para acompanhar a evolução tecnológica do setor tem se mostrado um entrave.

Anúncio

A educação é a chave para superar esse obstáculo e potencializar o crescimento do agronegócio. Uma pesquisa realizada pela USP, que revelou que 60% do conteúdo presente nos livros escolares não aborda de forma efetiva o agronegócio. Isso evidencia a necessidade de repensar a metodologia de ensino e o conteúdo apresentado nas escolas para refletir a realidade do setor.

Anúncio

A revolução na educação precisa ser baseada em tecnologia e conteúdo. Muitos profissionais formados nas universidades têm dificuldades em aplicar seus conhecimentos no ambiente real do agronegócio e torna-se necessário alinhar o conhecimento teórico com as demandas práticas do setor, e isso deve ser um esforço conjunto entre o Estado, as empresas e as entidades de classe.

A falta de qualificação pode afetar não apenas a produtividade, mas também a percepção do agronegócio pela sociedade. Marcelo ressalta que cerca de 30% dos jovens entrevistados em uma pesquisa relataram não ver o agronegócio com bons olhos. Essa percepção negativa pode levar jovens talentosos a buscar oportunidades fora do setor, impactando a oferta de mão de obra qualificada.

O momento é de repensar e reestruturar a educação no agronegócio. O mercado está em busca de profissionais qualificados, e é responsabilidade de todos os envolvidos no setor investir na formação e capacitação de recursos humanos. Somente assim o agronegócio poderá enfrentar os desafios e seguir prosperando como um dos pilares fundamentais da economia brasileira.

O podcast “Comunicação Rural” abordará esse o tema com Marcelo Cerutti. Não perca esse episódio e entenda como a educação pode ser o diferencial para o crescimento e sucesso do agro. Hoje (25), às 20h, horário de Brasília, no canal “Comunicação Rural” no Youtube.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...