Abelhas sem ferrão estarão no estande da Embrapa na Agrishow

Entre os próximos dias 25 e 29 de abril, a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) vão levar as abelhas sem ferrão para dentro da Agrishow, a maior feira do agronegócio brasileiro, que será realizada em Ribeirão Preto (SP).

No estande da Embrapa, os visitantes poderão conhecer melhor algumas espécies desses polinizadores, a sua importância para a agricultura e, ao final da experiência, degustar dois méis diferentes provenientes da Amazônia.

Continua após o anúncio

A ciência já apontou que abelhas e agricultura possuem uma relação de dependência e complementaridade. Cerca de 75% dos cultivos agrícolas usados pelo homem são beneficiados por polinizadores animais, dos quais as abelhas são os mais eficientes. No Brasil, a contribuição dos polinizadores para a agricultura foi estimada em R$ 43 bilhões no ano de 2018.

Em alguns cultivos, a visita de abelhas e de outros animais às flores é essencial para gerar o fruto (polinização cruzada). É o caso da maçã, do maracujá e do açaí. Já outras culturas, podem ser beneficiadas pelos polinizadores. Estudos mostraram que plantações de café perto de matas nativas produzem 30% mais frutos, sem falar no aumento de qualidade.

“A integração das abelhas ao sistema produtivo representa um enorme potencial de agricultura sustentável para o Brasil explorar. Em parceria com a Embrapa, queremos mostrar que o serviço que elas oferecem é um bioinsumo que permite ao agricultor produzir mais sem expandir a área agrícola”, explica Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A..

MELIPONICULTURA – A exposição contará com diferentes espécies de abelhas sem ferrão em caixas que permitem observar dentro das colônias e conhecer como a sua sociedade funciona. Contará também com a exibição de caixas decorativas do meliponicultor Pedro Sacchi, de Ribeirão Preto.

Além disso, a parceria Embrapa/A.B.E.L.H.A. visa apresentar aos visitantes da Agrishow a atividade da criação de abelhas sem ferrão, a meliponicultura. Os méis de abelhas nativas sem ferrão são especiais e únicos, por isso, vêm conquistando o paladar dos brasileiros. Sua fabricação fortalece os pequenos produtores e está diretamente relacionada à sustentabilidade e à conservação do meio ambiente.

O Brasil tem cerca de 250 espécies conhecidas de abelhas sem ferrão e é referência mundial nas tecnologias de criação e manejo desses insetos. Além da atividade melífera, o meliponicultor pode ganhar com a polinização agrícola: as abelhas podem ser criadas em grande escala e transportadas para as plantações, onde aumentam a produtividade e qualidade dos frutos.

No estande, os visitantes conhecerão os principais produtos oriundos da meliponicultura e degustarão o mel da Tiúba (Melipona fasciculata) e da Uruçu-amarela (Melipona flavolineata), duas abelhas da região amazônica que produzem méis bem diferentes e contrastantes.

A Embrapa Meio Ambiente investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas sem ferrão. Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização.

Em parceria com a A.B.E.L.H.A., divulga conteúdo técnico-científico para o público geral, capacita criadores de abelhas e agricultores, e contribui para a conservação dos polinizadores. Um bom exemplo é o curso on-line de meliponicultura, que já teve mais de 45 mil participantes: Meliponicultura – Portal Embrapa

Serviço

AGRISHOW 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

  • Data: 25 a 29 de abril de 2022
  • Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto (SP)
  • Horário: das 8h às 18h

Fonte: A.B.E.L.H.A.

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...