ABIC comemorará 50 anos durante 29ª Encafé

Foto: Divulgação

O 29º Encontro Nacional do Café (Encafé), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), já tem data e local marcados. Após o sucesso da edição passada, um marco do encontro após dois anos de ausência por conta da pandemia da Covid-19, a cadeia cafeeira se reunirá, neste ano, no Resort Vila Galé, localizado no estado de Alagoas, entre os dias 15 e 19 de novembro.

Anúncio

A edição de 2023 será marcada pela comemoração do aniversário de 50 anos da ABIC. Um livro comemorativo, celebrando meio século da história da entidade, com ilustrações da artista plástica Valéria Vidigal, será lançado na abertura do evento. Os presentes poderão ter acesso às obras da pintora criadas especialmente para o livro, por meio de uma exposição. Palestrantes de renome estarão no evento, oferecendo aos participantes conteúdos exclusivos sobre os mais diversos temas.

Anúncio

Estratégias e futuro do mercado em discussão

Para inteirar os participantes sobre estratégias para o setor e, também, apresentar novidades para a cafeicultura, o Encafé contará com as seguintes palestras:

  • A Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS), a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) debaterão o futuro do varejo no Brasil;
  • Guilherme Morya, analista do Rabobank, financiador líder da indústria do agronegócio, apresentará informações em um painel sobre tendências no mercado e no consumo de café;
  • A agência Rino & Partners estará presente falando sobre marketing do café impulsionando o consumo;
  • O São Paulo Coffee Hub discutirá sobre o trabalho com influencers digitais como tática de mercado, na palestra “Influenciadores Digitais: Como obter melhores resultados com influenciadores. Quais as melhores estratégias de parcerias?”.

Diversidade e sustentabilidade em foco

O cuidado com o meio ambiente é parte importante do agronegócio, assim como a pauta da diversidade dos seus membros. A ABIC preparou três palestras sobre tais pautas:

  • Desafios e Oportunidades para um Futuro Sustentável – ESG, a ser apresentada pela jornalista especializada em meio ambiente Rosana Jatobá;
  • Ciclo de debates sobre soluções em embalagens sustentáveis, com a participação dos principais fornecedores, quando serão apresentadas inovações e soluções sustentáveis. O ciclo será comandado pela consultora de sustentabilidade, Paula Tavares e pela analista de qualidade e sustentabilidade da ABIC, Christianne Monteiro;
  • No painel “Mulheres do Café: Liderança e Empreendedorismo”, Raquel Meirelles, diretora executiva do Café Varietal; Patrícia Parente, CEO do Café Náuas e Gelma Franco, proprietária da rede Il Barista, contarão sobre suas trajetórias e abordarão o papel e a força feminina na indústria cafeicultora.

Novidades, informações e campeonatos

Os participantes também terão acesso, em primeira mão, a importantes atualizações da metodologia da ABIC, com o lançamento do Novo Protocolo Brasileiro de Avaliação do Café Torrado, a ser apresentado pelas pesquisadoras Camila Arcanjo, química e mestre em análise de alimentos, e coordenadora do estudo, Aline Garcia, do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e, por Aline Marotti, coordenadora de qualidade da ABIC. Haverá também um workshop prático sobre o assunto.

Os presentes terão ainda acesso a cursos de torra, degustações, workshops técnicos e iniciativas que trarão capacitação e atualizações sobre o mundo do café.

Homenagens e Inspiração

Durante o evento e em celebração aos 50 anos, a ABIC homenageará com a Medalha do Mérito Industrial as personalidades que se destacaram e contribuíram com a trajetória de sucesso da instituição e, ao final do evento, como inspiração, os participantes poderão assistir à palestra do Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas no site da ABIC (link do site). Nas redes sociais da Associação serão publicadas mais novidades do encontro e também é possível conferir a grade completa da programação,

29º ENCAFÉ

Fonte: Abic

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...