Ação concentrada apreende fertilizantes irregulares

Objetivo foi fiscalizar a produção de fertilizantes orgânicos, minerais e inoculantes e combater a concorrência desleal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, de 20 a 24 de junho, a segunda ação concentrada de fiscalização de fertilizantes e inoculantes no estado do Paraná. Ao todo, foram apreendidos cerca de 124 mil litros de produtos fluidos, 8 mil toneladas de fertilizantes organominerais, varreduras e matérias-primas sem identificação e 60 mil rótulos e folhetos de propaganda com irregularidades.

“O objetivo da ação foi de fiscalizar a produção de fertilizantes orgânicos, minerais e inoculantes e combater a concorrência desleal, como venda de varreduras de origem duvidosa e produtos irregularmente identificados como fertilizantes”, destacou o auditor fiscal federal agropecuário, Leonardo Gianasi.

Anúncio

A equipe de fiscalização esteve em mais de 50 estabelecimentos produtores de fertilizantes e inoculantes, localizados na região de Londrina e Maringá, e coletou 43 amostras de produtos para análises laboratoriais. Na ocasião, sete empresas foram embargadas cautelarmente para realização de adequações necessárias no local.

Anúncio

Segundo o Decreto 8.058/2013 e Instrução Normativa nº 53/2013, a revenda de varredura e a propaganda de produtos ditos fertilizantes ou aditivos com recomendação de uso no controle de pragas e doenças é proibida.

O Mapa orienta ao produtor rural que busque conhecer a origem dos insumos adquiridos e que evite comprar varreduras de fontes duvidosas.

Participaram da ação 18 auditores fiscais federais agropecuários de seis estados, com apoio de servidores técnicos e administrativos da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-PR) e Unidades Técnicas Regionais (UTRAs).

“As ações concentradas são uma importante ferramenta de capacitação e aprimoramento dos procedimentos de fiscalização”, explica a chefe da Divisão de Fiscalização de Fertilizantes, Incoulantes e Corretivos, Laucir Gonçalves.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...