Ação conjunta fecha fábrica de cachaça clandestina

Uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) resultou no fechamento de uma fábrica clandestina produtora e envasilhadora de cachaça e demais bebidas alcoólicas em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na ocasião, auditores fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-MG) e técnicos do IMA apreenderam 7.739 litros de cachaça adulterada e 235 litros de outras bebidas com indícios de fraude. Um homem foi preso em flagrante no local.

Continua após o anúncio

A ação ocorreu nesta terça-feira (3), após denúncias anônimas para a PCMG. No local, foram observados fortes indícios de falsificação de cachaça com utilização de álcool de procedência desconhecida. Também foram encontrados indícios de falsificação de outras bebidas (licores, aguardentes compostas, xaropes e vinhos), pela grande presença de embalagens utilizadas e vazias, bem como produtos engarrafados sem lacre original de fábrica.

O estabelecimento foi fechado cautelarmente. Todos os equipamentos, produtos acabados, rótulos e embalagens foram apreendidos. O responsável foi autuado e poderá sofrer as penalidades previstas na legislação vigente, após apuração de processo administrativo.

A CACHAÇA – A cachaça é um destilado 100% nacional obtido exclusivamente da cana-de-açúcar. O produto deve ser devidamente registrado no Mapa e, portanto, a fiscalização e a inspeção têm por objetivo controlar e aferir todas as etapas de fabricação das bebidas produzidas no país como forma de garantir a segurança do consumidor.

Segundo o Anuário da Cachaça 2021, no Brasil há 1.131 produtores de cachaça registrados. O estado com maior número de estabelecimentos produtores de cachaça é Minas Gerais. Em terras mineiras, há 397 estabelecimentos produtores e 1.908 marcas.

Fonte: MAPA

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...