Ácido cítrico aprimora a qualidade de rações para tilápia

Foto: Gabriel Pupo Nogueira

A morfologia intestinal da tilápia foi positivamente afetada pela suplementação com ácido cítrico, sugerindo uma melhora na sua saúde gastrointestinal

Uma pesquisa feita por cientistas da Embrapa Meio Ambiente (SP) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) mostrou que o ácido cítrico pode ser um bom aditivo na ração para tilápias. O estudo revelou que adicionar ácido cítrico melhora a absorção de fósforo em mais de 42% e de cálcio em mais de 47% nas tilápias. Além disso, a saúde intestinal dos peixes também melhorou com o uso do aditivo.

Anúncio

O ácido cítrico é um ácido orgânico barato e com gosto agradável, usado como aditivo alimentar para vários animais. No entanto, ainda há poucas informações sobre seu uso em peixes. Por isso, o estudo focou na tilápia (Oreochromis niloticus), a espécie de peixe mais produzida no Brasil.

Anúncio

Hamilton Hisano, coordenador da pesquisa da Embrapa, explicou que, embora o ácido cítrico não tenha alterado significativamente o crescimento ou a composição das tilápias, ele melhorou a absorção de fósforo e cálcio. Isso é importante porque dietas que utilizam ácido cítrico podem ajudar a reduzir a poluição nos ambientes aquáticos ao diminuir a liberação de fósforo.

A suplementação com ácido cítrico pode melhorar o sistema imunológico dos peixes, o que pode diminuir a necessidade de antimicrobianos na produção e melhorar a aceitação do produto no mercado. O uso de antimicrobianos na alimentação animal preocupa muitas pessoas devido aos riscos à saúde humana, explica Ricardo Borghesi, pesquisador da Embrapa.

Parte dessa pesquisa foi realizada durante o mestrado em Zootecnia de Israel Cardoso, da UEMS. “Esse estudo pioneiro mostra o potencial desses aditivos na aquicultura, abrindo caminho para uma produção de peixes mais sustentável e saudável”, afirma Cardoso.

A pesquisa recebeu apoio financeiro do projeto BRS Aqua, que visa fortalecer a infraestrutura de pesquisa da Embrapa e promover tecnologias para o desenvolvimento da aquicultura no Brasil, aumentando a produção e melhorando a competitividade e sustentabilidade da cadeia de pescado nacional.

A incorporação de ácido cítrico em rações dietéticas geralmente ocorre nas concentrações de 1%, 2%, 3% e 4%. Esse aditivo é utilizado, principalmente, por seus efeitos benéficos no crescimento dos animais.

“Temos trabalhado intensamente para melhorar a absorção de cálcio e fósforo, focando especialmente no fósforo, que é um poluente aquático. Estamos atentos à tendência mundial de desenvolver rações mais amigáveis ao meio ambiente. Essa abordagem abre a possibilidade de se criar um selo de Ração de Menor Impacto Ambiental”, prevê Hisano. Além disso, o pesquisador defende que as certificadoras considerem como esses aditivos podem não só promover o crescimento e a saúde dos peixes, mas também minimizar o impacto ambiental.

Os autores são Hamilton Hisano, Giovanni Ferri e Alex Júnio Cardoso, da Embrapa Meio Ambiente, Israel Cardoso e Michelly Pereira Soares, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Ricardo Borghesi, da Gerência-Geral de Parcerias da Embrapa. O trabalho completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça os cafés capixabas finalistas do Prêmio ‘Coffee Of The Year’ 2024

Foto: Juan Pablo Serrano/Pexels O Espírito Santo chega com força ao prêmio nacional ...

Parques Estaduais abertos durante o feriado de Finados

Neste sábado (02), Dia de Finados, os parques estaduais do Espírito Santo estarão ...

Cariacica abre chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

A Prefeitura de Cariacica lançou por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) ...

Negócio Rural recebe quatro indicações no 17° Prêmio de Jornalismo Cooperativista

A Negócio Rural recebeu quatro indicaçôes ao Prêmio de Jornalismo Cooperativista 2024: radiojornalismo, ...

Nater Coop é reconhecida e consolida posição entre as maiores empresas do Estado

Cooperativa capixaba celebra 60 anos com reconhecimento por desempenho e liderança no ranking ...