Acordo viabiliza a compra de 50 contêineres de mel cearense parado após tarifaço dos Estados Unidos
Foto: Freepik

Um acordo que contou com o suporte do governo do Ceará viabilizou a comercialização de 50 contêineres de mel que estavam parados após o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. Com isso, a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido brasileiro (Casa Ápis) conseguiu escoar o mel para consumo interno e externo. O governo cearense ofereceu alternativas de absorção tanto no mercado interno quanto externo.
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Para ampliar o apoio, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou, na última quinta-feira (21), um decreto que estabelece medidas de socorro às exportadoras impactadas pelas tarifas norte-americanas. Entre as ações previstas estão a aquisição de créditos de exportação, redução de encargos financeiros, subvenção econômica e compra direta de alimentos.
A Casa Ápis, que exporta cerca de 100 contêineres por ano aos EUA via Porto do Pecém, conseguiu garantir novas vendas, tanto ao Estado do Ceará quanto em negociações internacionais. Para o especialista em negócios internacionais Augusto Fernandes, o pacote do governo trouxe um fôlego essencial ao setor. “Além de ter esse apoio que possibilitou negociar e oferecer descontos sem perder o fluxo de caixa, o fluxo de cargas e, principalmente, o cliente, essas medidas representam um respiro para empresários e cooperativas”, afirmou.
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Fernandes destacou ainda que o decreto foi bem recebido pela comunidade produtora, por trazer clareza técnica e segurança jurídica. “Ele fala onde procurar, o que fazer e define responsabilidades. Esse direcionamento é fundamental”, completou.
As medidas beneficiarão especialmente microempreendedores e produtores que dependem do apurado diário para sustentar suas atividades. O pacote prevê ainda: antecipação de créditos acumulados de exportação, redução de encargos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), subvenção econômica para manter a competitividade junto aos importadores americanos e compras diretas pelo Estado de produtos alimentícios, com preços definidos a partir de pesquisas de mercado.
Fonte: Engaja Comunicação
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