Agência internacional eleva a nota de confiança do Sicoob ES

A agência de classificação de risco Fitch Ratings, uma das maiores do mundo, elevou as notas que indicam o nível de confiança do Sicoob ES, em relatório divulgado esta semana. As cooperativas financeiras que compõem o sistema regional do Sicoob deixam a classificação AA-(bra) e passam a contar com a classificação AA (bra), que representa qualidade muito alta de crédito e confiança para honrar seus compromissos financeiros em longo prazo. As classificações que contém a letra A são as mais altas.

No curto prazo, o Sicoob permanece com a nota F1+, que indica forte capacidade de pagamento de compromissos financeiros, no prazo esperado, dentro do país. Ter um bom rating, ou uma boa classificação de risco, significa o reconhecimento pelos investidores de que as instituições ou governos oferecem segurança ou baixo risco para receber investimentos e/ou estabelecer parcerias.

Anúncio

Segundo o relatório da Fitch Ratings, a elevação dos ratings do Sicoob ES reflete a resiliência dos indicadores financeiros das cooperativas e seus altos índices de rentabilidade e capitalização, que se mantêm robustos e acima de seus concorrentes.

Anúncio

Outros fatores que contribuem para a elevação da nota pela agência internacional são o sucesso do plano de expansão geográfica das cooperativas e o fato do Sicoob ES possuir um fundo de reserva próprio, que garante um colchão adicional de liquidez para as cooperativas em períodos de estresse da economia. Estes fatores reforçam a importância da visão combinada do Sistema Sicoob ES e contam positivamente na comparação com outros sistemas.

As informações da análise da Fitch Ratings incluem a Central e as seis cooperativas do Sicoob ES (Sul-Litorâneo, Sul, Conexão, Coopermais, Sul-Serrano e Credirochas) e estão disponíveis no site www.fitchratings.com.

Para o diretor executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina, a elevação dos ratings é uma conquista para a instituição e para todos os associados. “Estamos prestes a comemorar 35 anos em pleno crescimento e expansão. Inauguramos nove agências no primeiro semestre de 2023 e encerramos o período com 184 pontos de atendimento em quatro estados. Para o segundo semestre estão previstos mais sete pontos de atendimento, sendo três em solo capixaba, três no Rio e um em São Paulo. A divulgação dos novos ratings valida a gestão responsável e inovadora que estamos construindo juntos”, completa o diretor-executivo.

As cooperativas do sistema regional Sicoob ES estão presentes em 112 municípios, com 133 agências no Espírito Santo, 44 no Rio de Janeiro, seis na Bahia e uma em São Paulo.

SICOOB – O Sicoob ES é uma instituição financeira cooperativa que tem mais de 670 mil associados, e atua no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, Bahia e São José dos Campos (SP). São seis as cooperativas filiadas: Sul-Litorâneo, Sul, Conexão, Coopermais, Sul-Serrano e Credirochas.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online.

Em nível nacional, soma mais de 7 milhões de cooperados, está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal e é a única instituição financeira presente em 391 municípios.

É formado por aproximadamente 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com mais de 4.500 pontos de atendimento em 2.337 cidades brasileiras.

Fonte: Sicoob

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...