Agerh realiza ações do Projeto Água na Medida

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) da sequência à expansão do Projeto Água na Medida, que incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária, por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação.

O município de Laranja da Terra, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, é o segundo município do Estado a receber as ações e pesquisas do projeto Água na Medida. O primeiro foi Nova Venécia, na bacia hidrográfica do rio São Mateus, onde a ação foi desenvolvida na comunidade Córrego Frigério.

Continua após o anúncio

Para as ações de expansão do projeto, técnicos da Agerh estiveram, neste mês de janeiro, em três propriedades rurais de Laranja da Terra, nas quais os proprietários se dispuseram a participar do projeto. Foi realizada a coleta de amostra do solo para análise hídrica, com o objetivo de diagnosticar a capacidade de armazenamento de água e a quantidade ideal necessária para irrigação.

O agente de desenvolvimento de recursos hídricos e engenheiro agrônomo da Agerh, Pedro Murilo, explica que depois do material coletado e da análise concluída do solo, serão passadas ao agricultor orientações e informações sobre a quantidade de água necessária a ser aplicada nas irrigações para cada cultura analisada.

“A partir do resultado da análise do solo e da avaliação dos sistemas de irrigação vamos indicar a quantidade adequada de água a ser aplicada na lavoura. Essa avaliação é muito importante, pois permite realizar um diagnóstico preciso do solo quanto à quantidade de água necessária na irrigação naquele local específico”, acrescenta Pedro Murilo.

A Agerh também instalou em Laranja da Terra uma Estação Meteorológica, que mede precipitação/chuvas, radiação solar, temperatura, evapotranspiração, umidade do ar e do solo, direção e velocidade do vento.

Os dados levantados em campo serão inseridos em um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), software desenvolvido pelo Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (LabGest) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O SAD estará configurado com informações sobre a microbacia e os agricultores da região poderão receber informações por meio de mensagens via celular, como explica a coordenadora-chefe do Água na Medida, Silvia Soares. “Os produtores receberão mensagens que indicarão como fazer o manejo da irrigação do melhor jeito em suas lavouras, de modo a economizar e fazer o uso da água de forma eficiente”, destaca.

Para as ações do Projeto Água na Medida em Laranja da Terra, a Agerh conta com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Consórcio Público Rio Guandu (CPRG), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, Câmara Municipal e das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente de Laranja da Terra.

Para o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, a expansão do Projeto Água na Medida em Laranja da Terra é mais um grande passo do governo do Estado e da Agência, pois possibilita aos usuários de água e produtores rurais ter condições melhores na gestão e no uso de recursos hídricos.

 PROJETO – O Projeto incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária em comunidades de base agrícola e familiar, por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação

O Água na Medida foi iniciado no ano de 2021 na microbacia do Córrego Frigério em Nova Venécia, na bacia hidrográfica do rio São Mateus e no ano de 2022 o Governo do Estado oficializou a ampliação das ações do projeto para o município de Laranja da Terra.

Na oportunidade, o Governo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agerh, também assinou um protocolo de intenções com a Ufes, com o objetivo de promover a cooperação acadêmica entre as instituições, para o uso racional da água na agricultura, segurança hídrica e desenvolvimento regional, entre outros eixos.

Fonte: Agerh

Últimas notícias

Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebe comitiva da República Tcheca

Na tarde desta terça-feira (28), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebeu uma ...

Agroindústrias receberão Serviços de Inspeção de consórcios públicos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoverá cerimônia de Integração dos Consórcios ...

Alimentos produzidos por povos indígenas e assentados serão entregues pela Conab

Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará duas entregas de alimentos ...

Senac-ES abre três mil vagas gratuitas para cursos à distância em diversas áreas

Foto: Freepik O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) está ...

Mais de seis mil garrafas de azeite de oliva falsificado e 28 toneladas de feijão são apreendidas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 6.031 garrafas de azeite de ...