AGO Coocafé Digital é realizada e retorna mais de R$ 3 milhões em benefícios para os cooperados

Pela primeira vez em 41 anos de existência, a Coocafé realizou uma Assembleia Geral Ordinária de forma totalmente digital, nesta segunda-feira (27). O principal evento da cooperativa, onde são votadas e deliberadas todas as ações futuras, seria realizado em março, mas precisou ser adiado devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada com respaldo no artigo 5º, da Medida Provisória 931/2020.

Como nos anos anteriores, a Coocafé realizou uma pré-assembleia, esse ano em formato digital e multiplataforma, através do Facebook da cooperativa e pela rádio Mania FM 95,5. Durante a prévia do que seria transmitido durante a AGO, os diretores Fernando Cerqueira e Pedro Araújo também convidaram os associados a participarem do evento e deram orientações de como funcionaria.

Desde que foi informada a realização da assembleia em formato digital, as unidades comerciais e administrativa da cooperativa foram as responsáveis por cadastrar os cooperados na plataforma Zoom.

No decorrer da AGO, cerca de 80 associados estiveram conectados simultaneamente. A reunião teve início às 9h, em terceira e última convocação. Seguindo o roteiro, foram apresentados o relatório de gestão, planos e metas para 2020 e a prestação de contas. Mesmo com a baixa safra vivenciada em 2019, a cooperativa levou mais de R$ 3 milhões em resultado à disposição da AGO; o valor foi destinado e aprovado, por unanimidade, para retornar em benefícios para os associados, assim como o prêmio Fairtrade que será utilizado para subsídio de sacaria e desenvolvimento de qualidade. A assembleia votou e autorizou também a venda de bens imóveis e a construção da Unidade Comercial de Lajinha e escritório administrativo. Ainda durante a reunião, foram eleitos os Conselheiros Fiscais efetivos e suplentes para mandato 2020/2021.

“Foi muito organizado. Nunca tinha participado de uma assembleia virtual, como foi essa, mas entendo que por causa da pandemia essa foi a necessidade. A Coocafé está de parabéns pela organização”, disse o cooperado Juesélito Amaral, de Espera Feliz, Minas Gerais.

Com aprovação em todos os itens do edital, a Assembleia Geral Ordinária da Coocafé encerrou o ciclo 2019 e dá, agora, continuidade aos trabalhos em prol dos associados, parceiros e comunidade. O diretor presidente da Coocafé agradeceu a todos os participantes e reforçou que a cooperativa permanece a disposição dos cooperados para esclarecimento de dúvidas. 

O relatório de gestão está disponível no site: www.coocafe.com.br.

Confira a relação completa dos Conselheiros Fiscais eleitos:

Efetivos:

  • Hélio Luis de Amorim
  • Sebastião Garcia Pereira
  • Flávia Hubner de Oliveira

Suplentes:

  • Agostinho Bernardes da Silva
  • Maguinócio Cornélio
  • Júlio Maria Hybner Guimarães

Últimas notícias

Preço do leite ao produtor sobe, mas custos de produção reduzem margens

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no ...

Estimativa de safra de café é reduzida pela Conab e próxima colheita preocupa

Foto: Julio Huber O país deverá produzir aproximadamente 46,9 milhões de sacas de ...

Deflagrada nova edição da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início ontem (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao ...

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...