Agricultor familiar pode consultar Garantia-Safra pela internet

Os agricultores familiares que recebem o benefício do Garantia-Safra poderão consultar os dados da inscrição de forma online. O programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), permite que o agricultor consiga obter informações sobre a situação do cadastro, pagamentos, bloqueios, além de poder corrigir os dados do Número de Identificação Social (NIS).

O benefício do programa Garantia-Safra é destinado a agricultores familiares residentes em municípios atingidos por seca ou enchentes e que tiveram perda severa na agricultura de um produto ou de pelo menos 50% da produção. São produtos como milho, feijão, arroz, mandioca ou algodão. A comprovação da perda é feita de acordo com o regulamento do programa. 

O agricultor recebe o benefício por meio de cartões eletrônicos (Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família) disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O agricultor que já tem Cartão Cidadão deverá verificar se o número do NIS do seu cartão é o mesmo número do NIS apresentado no cadastro para que o pagamento seja disponibilizado.

Caso o número de Identificação Social seja diferente ou no cadastro do beneficiário não possua o número, o próprio agricultor pode fazer a atribuição manual desse número durante a consulta.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda da produção.

Fonte: Alexandre Penido/Agência do Rádio Mais

Últimas notícias

Vacinação contra Covid-19 começa hoje (18) no Espírito Santo, segundo Casagrande

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou o início da vacinação contra ...

Idaf disponibiliza equipamentos para armazenar vacinas contra Covid-19

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou para ...

Publicação apresenta orientações técnicas sobre plantio e solo para agricultores

O Calendário Temático 2021 foi divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão ...

Organização insere mais de 265 milhões de novas árvores no Brasil

O ano de 2021 marca o início da Década da Restauração de Ecossistemas ...

Operação desarticula abate clandestino de suínos

Um abate clandestino de suínos foi desarticulado, na última quinta-feira (14), no município ...