Agricultores de Santa Teresa (ES) serão capacitados para transição de manejo orgânico/biodinâmico nos vinhedos da região

Foto: Pixabay

Dos cerca de 250 mil litros de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no estado do Espírito Santo, mais da metade vem do município de Santa Teresa

Os vitivinicultores de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, vão receber capacitação visando a implantação de manejo orgânico e biodinâmico nos vinhedos do município, que é o maior produtor de vinhos do estado. Atualmente, dos cerca de 250 mil litros de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no estado capixaba, mais da metade vem do município de Santa Teresa.

Anúncio

O projeto faz parte de um convênio firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), no valor de R$ 100 mil, para contratação de uma consultoria especializada vinda do Rio Grande do Sul (RS) para desenvolver ações na região de Santa Teresa durante todo o ano de 2023.

Anúncio

De acordo com o superintendente de Agricultura no ES, Aureliano Nogueira da Costa, esta proposta de consultoria vem fortalecer e aprimorar o esforço estadual na busca de adequação do sistema de produção de uvas, com o intuito de profissionalizar os viticultores da região de Santa Teresa, ampliando a sustentabilidade ambiental das propriedades.

O objetivo da iniciativa é aprimorar o manejo, a produtividade e a qualidade da uva, com foco na sustentabilidade ambiental da atividade e na certificação para produção de uva orgânica/biodinâmica, elevando a qualidade da matéria-prima e, consequentemente, dos produtos acabados (sucos, vinhos e espumantes), favorecendo os consumidores, a diversificação e a agregação de valor das bebidas.

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto estão o diagnóstico da viticultura na região de Santa Teresa; realização de seminários, oficinas, dias de campo para capacitação de produtores; visitas técnicas a propriedades rurais para orientação de viticultores de acordo com suas especificidades; iniciação da transição para agricultura orgânica/biodinâmica aos interessados nestes manejos, além de suporte técnico aos agricultores a partir de vídeos, cartilhas e manuais.

A ação faz parte de um planejamento de estruturação da vitivinicultura capixaba. Há quatro anos, o  Serviço de Sanidade, Inspeção e Fiscalização Vegetal da SFA/ES vem desenvolvendo um trabalho de adequação e profissionalização das vinícolas da região de Santa Teresa.

Em 2018, havia somente uma vinícola do Espírito Santo registrada no Mapa. Atualmente, são 15 vinícolas e mais três agroindústrias em construção, podendo chegar, em 2023, a 20 estabelecimentos com registros.

Ao longo desses quatro anos de trabalho foram realizados quatro encontros de vitivinicultura no município para estimular, capacitar e profissionalizar os estabelecimentos produtores/processadores de vinhos, espumantes, sucos e grapas.

Também foi formado um grupo de trabalho com os principais atores institucionais da cadeia produtiva para conjuntamente buscar melhorias e soluções para os principais problemas e gargalos existentes. Além da SFA/ES, participam representantes da Associação das Vinícolas de Santa Teresa (AVIST); da Associação dos Produtores de Uvas de Santa Teresa (APRUVIT); Sebrae/ES; Senar/ES; Instituto Federal do ES (IFES); Prefeitura de Santa Teresa; Secretaria Estadual de Agricultura (Seag); Incaper/ES.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Estudo procura ferramentas para ajudar cafeicultores do ES no combate à ferrugem

Foto: Acervo da Pesquisa Uma pesquisa da Ufes está criando um sistema para ...

Dois novos cursos de doutorado aprovados na Ufes em Alegre e Maruípe

A Capes aprovou dois novos cursos de doutorado na Ufes, um em Nutrição ...

Exportações do agro do Espírito Santo crescem 83% no primeiro semestre de 2024

Foto: Freepik Nos primeiros cinco meses de 2024, o agronegócio do Espírito Santo ...

Casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção são descartados no Rio Grande do Sul

Foto: Freepik Três casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) foram descartados após ...

Feira de Agronegócios Cooabriel tem projeção milionária de negócios

Foto: Cooabriel A Feira de Agronegócios da Cooabriel, realizada pela cooperativa e considerada ...