Agricultura familiar é beneficiada títulos de propriedade de terra duraante evento agro

O dia do início da maior feira de agronegócio das regiões Norte e Nordeste, a Bahia Farm Show, foi marcado por uma boa notícia para a agricultura familiar da região. A Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, onde a feira é realizada, firmou parceria com o Banco Agro que vai beneficiar os produtores do segmento. “É a realização de um sonho que existe há 26 anos”, disse o secretário de agricultura do município, Kenni Henke, ao participar da entrega de títulos de propriedade de terra para 40 famílias. 

Após mais de duas décadas lutando por esse objetivo, estas famílias tiveram suas terras regularizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Henke acredita que, até o fim do ano, outras 400 famílias vão estar aptas a receber o título. “Nosso município criou um núcleo de regularização fundiária com essa finalidade. Vamos continuar apoiando e capacitando, para que todos possam seguir com suas próprias pernas”, afirmou o secretário de agricultura.

Feliz com a posse da tarde na agrovila 2 do assentamento Rio das Ondas, onde vive há cerca de 26 anos, Manoel Monteiro disse que quer produzir. “Vou apresentar um projeto para o banco”, informou. Representante do Banco Agro na Bahia e morador de Luís Eduardo Magalhães, Fábio Barboza explicou que os produtores vão poder contar com linhas de crédito para financiar custeio, compras de equipamentos em geral, entre outras facilidades. “Vamos ajudar a desenvolver a agricultura familiar do município”. Vice-presidente do banco e também presente na solenidade, Richard Posse afirmou que a instituição está cumprindo sua missão: “ajudar o homem do campo a colher soluções”.    

Fundado por produtores de soja e milho, há cerca de dois meses, o banco digital oferece fácil acesso, prazos curtos para a aprovação de créditos e pacote segmentado de serviços com as melhores taxas. Acesso rápido a linhas de financiamento e refinanciamento, seguros agrícola e safra, consórcio de veículos, máquinas e placas solares estão entre as facilidades.

Aberta ontem (1º), em sua 16ª edição, a Bahia Farm Show se tornou a maior feira do Norte e Nordeste brasileiro em volume de negócios. A área construída aumentou nesta retomada do evento após dois anos de pandemia. Passou de 144 mil m² para 187 mil m² e 13 novas ilhas foram integradas ao complexo. A agricultura familiar ganhou espaço três vezes maior. As atividades acontecem até sábado (04).

Fonte: Banco Agro

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...