Agricultura familiar é destaque em evento que começa hoje (26) em Vitória

Foto: Julio Huber

Conhecido pelo destaque na agricultura, o Espírito Santo é o 2º maior produtor de café do Brasil, ficando atrás somente de Minas Gerais. O estado é responsável por cerca de 19,7% da safra em todo o país e é o maior na produção do tipo conilon. De acordo com especialistas, o setor foi o único que permaneceu em crescimento em 2020, mesmo diante do cenário de pandemia da Covid-19.

Anúncio

E, de hoje (26) até domingo (29), quem visitar as Feiras Sabores da Terra e Agricultura Familiar, que serão realizadas na Praça do Papa, em Vitória, poderá conhecer diversas marcas capixabas de café, a maior parte delas produzidas por agricultores familiares.

Anúncio

O café é o principal produto em 40 dos 78 municípios capixabas. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão é de que, mesmo com a pandemia, a safra do café arábica seja recorde este ano. Outra força do setor no Estado é a pecuária que, de acordo com o DataSebrae, cerca 17.146 estabelecimentos no Espírito Santo produziram 379 milhões de litros de leite no nos de 2017. O setor da agricultura familiar envolve o trabalho de 357.248 pessoas em todo o Estado, o que equivale a população da cidade de Vitória.

A força para a economia capixaba

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES), Julio Mendel, comenta a importância dos empreendedores rurais para a economia.

“A agricultura familiar é tão importante para o Espírito Santo que hoje, cerca de 85% das propriedades rurais do Estado são baseadas nela. Isso corresponde a mais de 80 mil estabelecimentos em todo o território capixaba, que produzem e geram renda. De forma geral, o setor corresponde a quase 40% do PIB no Estado. Isso contribui no aspecto social e, também, resulta em produtos de qualidade, a exemplo, boa parte desses produtores já fornecem alimentos orgânicos”, comenta Mendel.

Conheça mais da agricultura familiar

A produção da agricultura familiar será destaque na Praça do Papa, em Vitória, até o próximo domingo (29), durante as feiras Sabores da Terra e Agricultura Familiar. Produtores de norte a sul do Espírito Santo irão expor e comercializar seus produtos em quatro dias de feira. Biscoitos, bolos, queijos, bebidas, doces, cafés, compotas, mel e diversos outros produtos do interior podem ser encontrados a preços atrativos.

Horários:

  • Quinta e sexta-feira (26 e 27/11) – de 16h às 22h
  • Sábado (28/11) – de 10h às 22h
  • Domingo (29/11) – de 13h às 18h 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...