Agronegócio ganha ferramenta que acompanha evolução da Covid-19 no país

Produtores do agronegócio já podem acompanhar, de forma on-line, a evolução dos dados de notificações e óbitos decorrentes do coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil.

O objetivo da ação é ampliar, para agricultores e produtores, o acesso a informações sobre a situação do novo coronavírus, a partir de painéis estratégicos.  A ferramenta vai oferecer dados diários, além da situação espacial por estado, com base nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde sobre a doença.

Anúncio

A iniciativa partiu da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Territorial (Embrapa), localizada no município de Campinas, no estado de São Paulo. A instituição pretende apoiar estratégias de inteligência, gestão e monitoramento territorial do Governo Federal na pandemia do coronavírus.

Anúncio

De acordo com a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, a ferramenta vai ajudar no planejamento de produção e venda dos produtores rurais.

“O produtor pode ter, por exemplo, ideia do mercado consumidor e definir para onde manda aquela produção dele. “Eu mando a minha produção para um estado vizinho que está com casos de Covid-19 altos e números. Qual que é a minha logística, a minha organização, está permitindo que eu acesse esse mercado, ou não. Importante até para fazer planejamento sobre como vai tratar a comercialização da produção”.

Além dos dados estaduais, a instituição pretende oferecer dados da doença por município. A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, informou, ainda, que a Embrapa está ofertando cursos online de graça para que esses agricultores e pecuaristas fiquem e se preparem para atuar e se prevenir contra a Covid- 19.

“Além de dados estatísticos, tem informações sobre cursos on-line oferecidos gratuitamente para os produtores: assistência técnica em geral, cuidados na prevenção para algumas categorias especificas, para o suinocultor e para o agricultor, por exemplo. Quais são os impactos da Covid-19 na caprinocultura e na ovinocultura. Na pecuária de corte também tem orientações. Então, é um conjunto de informações que a gente está reunindo para informar os nossos clientes, os nossos parceiros”.

Para acessar as análises territoriais e os dados sobre a Covid-19 no país, basta o produtor acessar o portal: www.embrapa.br.

Fonte: Agência do Rádio Mais

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...