Alerta máximo para chuvas fortes, granizo e rajadas violentas que atingem vários estados
Foto: Julio Huber

Uma mudança significativa no padrão meteorológico marcou o início da primavera, nesta segunda-feira (22), no Brasil. Uma frente fria que se organizou entre a Argentina, Paraguai e o Sul do Brasil nos últimos dias avançou pelo Centro-Sul do país, deixando o céu fechado, e ocasionando chuvas fortes e temporais – com risco de rajadas de vento e granizo.
Anúncio
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e centros estaduais mantêm avisos para episódios de chuva intensa na região Sul e para tempestades que já atingem áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No Sul, relatos e boletins meteorológicos apontam para acúmulos elevados de chuva no fim de semana e continuidade de precipitação nesta segunda, com pontos já em situação de alerta. Serviços agroclimáticos e boletins regionais destacam que a frente fria deixou o tempo instável e provocou transtornos locais – trânsito e pontos de alagamento em áreas urbanas – e queda de temperatura sobretudo à noite e madrugada. Para Santa Catarina e Paraná, as autoridades recomendam atenção às áreas mais baixas e ribeirinhas.
Anúncio
FRENTE FRIA – Para os próximos dias (23 a 25 de setembro), os modelos e centros meteorológicos projetam que a frente fria seguirá influenciando o Sudeste e parte do Centro-Oeste, mantendo condição para temporais isolados, chuvas moderadas a fortes e queda de temperatura mais acentuada durante noites e madrugadas nas regiões afetadas. Já no Centro-Oeste e em áreas do Sudeste (incluindo pontos de Minas Gerais e São Paulo), há previsão de pancadas com intensidade e risco de trovoadas associadas à instabilidade da massa de ar frio em altura.
Entretanto, temperaturas mais altas persistem no Norte e no interior do Nordeste; e a tendência para os próximos dias indica continuidade de chuva no Centro-Sul com possíveis pancadas fortes, enquanto o Norte/Nordeste mantém calor e precipitações mais isoladas.
TEMPORAIS E VENDAVAIS – Em São Paulo, o dia de ontem foi marcado por temporais e ventos intensos. Na capital, pancadas de chuva provocaram transtornos no trânsito e risco de alagamentos, enquanto rajadas de vento ultrapassaram 98 km/h em pontos como o Campo de Marte. Em Piracicaba, as rajadas chegaram a cerca de 95 km/h, e em Avaré a 90 km/h, segundo a Defesa Civil e o INMET. A previsão é de que a instabilidade continue nos próximos dias, com chuvas em forma de pancadas, risco de novas rajadas fortes e temperaturas amenas, sem ultrapassar 26 °C.
No Rio Grande do Sul, a instabilidade também foi intensa. Municípios como Frederico Westphalen registraram acumulados de até 86 mm de chuva em 24 horas. Além da forte precipitação, houve registro de tempestades com risco de granizo e rajadas de vento. A tendência é de que a frente fria mantenha o tempo instável ao longo da semana, com queda de temperatura mais acentuada nas noites e madrugadas, especialmente nas áreas mais ao Sul e Serra Gaúcha.
Minas Gerais e Espírito Santo terão queda na temperatura
Em Minas Gerais, a frente fria influencia principalmente o Sul, o Sudoeste e a Zona da Mata, onde há alerta para chuvas fortes, trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. A tendência para os próximos dias é de continuidade da instabilidade, sobretudo nas regiões mais próximas de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas áreas mais altas, as temperaturas ficam amenas, com noites frias e umidade do ar mais elevada.
No Espírito Santo, o avanço do sistema frontal deve provocar pancadas de chuva, principalmente no litoral e na região Sul do estado. Em Vitória, a previsão aponta mínimas em torno de 19 °C e máximas de 28 °C, com possibilidade de chuvas à tarde e à noite. O litoral pode ter rajadas de vento, e nas regiões Norte e Noroeste o tempo deve alternar entre sol e nuvens, com pancadas rápidas e isoladas.
Anúncio
Anúncio