Alerta para nova praga em plantações de soja no Brasil

Uma nova praga com elevada capacidade destrutiva foi detectada nas plantações de soja na Bahia. A Podridão Radicular Fitóftora (PRF ou Phytophthora sojae) teve ocorrência confirmada em lavouras do município de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado.

A partir do diagnóstico realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) emitiu alerta fitossanitário para que associações, cooperativas, engenheiros agrônomos, produtores rurais e profissionais envolvidos com o ciclo produtivo da soja. O alerta é para que todos estejam vigilantes para evitar que a ameaça seja disseminada nas áreas de cultivo da região.

De acordo com pesquisadores, o fungo vive no solo e sobrevive por longo tempo em restos culturais da lavoura, atacando plantas jovens e adultas, causando apodrecimento das raízes e haste, murchamento das folhas, tombamento e morte das plantas. A transmissão não ocorre por sementes, mas através do solo, água, máquinas e implementos agrícolas.

CONTENÇÃO DA PRAGA – Junto com a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia a (AIBA) e a Fundação BA, a ADAB tem reforçado a vigilância e orientações para que os produtores possam realizar a imediata notificação caso seja detectada a presença do patógeno na região.

“Em escala global os prejuízos provocados pela PRF podem alcançar bilhões de reais por ano, por isso, temos que intensificar as inspeções das lavouras de soja na região, além de fiscalizar o trânsito de máquinas nas nossas barreiras para evitar a redução da produção e a consequente morte das plantações, com perdas incalculáveis para os produtores baianos”, salienta o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

Últimas notícias

Mais de 50 soluções tecnológicas disponíveis para o agro em 2021

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio ...

Autorizada exportação de ovos in natura para Argentina e Chile

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a dupla autorização de exportações ...

Clima impacta produção da safra verão/21 e especialista aponta como se proteger de mudanças climáticas

A irregularidade das precipitações nos meses de outubro e novembro marcou o início ...

Brasil exporta 11 milhões de sacas de café no primeiro trimestre de 2021

Volume embarcado apresenta evolução de 10,4% no ano civil e aponta para quebra ...

Exportação de solúvel cresce 9,2% na comparação com março de 2020

De acordo com levantamento mensal realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café ...