Alertas de perigo de deslizamentos e alagamentos em vários municípios do Espírito Santo

Julio Huber

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão coordenador do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres do Governo do Espírito Santo, divulgou um alerta para diversos municípios do Espírito Santo devido à quantidade de chuva que tem caído no Estado desde ontem (10).

De acordo com o alerta, ontem foi registrado acumulado de chuva de 30 a 50 mm em trechos da Grande Vitória. As demais áreas da metade sul e central capixaba receberam entre 10 e 20 mm, em média. O norte do Estado acumulou aproximadamente 10 mm.

Até o fechamento da última edição do Boletim Meteorológico, o acumulado de chuva, entre meia noite e 11h30 desta segunda-feira (11), estava entre 70 e 100 mm em pontos da Grande Vitória e entre 30 e 60 mm nas demais áreas da metade sul do Estado e sul da Região Nordeste. Os demais setores capixabas acumulavam entre 10 e 20 mm.

Até as 15h30 de hoje, havia alerta alto de movimento de massa para os municípios de Cariacica e Serra. Já para Vila Velha, Vitória, Santa Leopoldina, Guarapari e Aracruz, o alerta era moderado para o movimento de massa. Também para Cariacica e Serra o alerta moderado era para enxurrada e inundação. O alerta moderado para inundação também era válido para Vila Velha, Viana e Vitória.

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o nível de alerta continua devido ao acumulado de chuva observado nos últimos dias e a persistência de condições meteorológicas favoráveis para continuidade das chuvas de intensidade moderada em todo o Estado. A orientação e que em caso de situação de perigo iminente, a pessoa entre em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone: (27) 3194-3652.

TENDÊNICA – A terça-feira (12) de feriado tem a previsão de diminuição das chuvas na maior parte do oeste capixaba, mas ainda chove a qualquer hora na faixa leste do Estado, especialmente na Grande Vitória.

Diferentemente de hoje, há condições para pancadas de chuva em alguns momentos, mas a probabilidade de ocorrência de outros fenômenos adversos concomitantes é relativamente baixa.

Para a quarta-feira (13), a previsão é de mais aberturas de sol no Estado e aumento das temperaturas. Podem ocorrer pancadas rápidas e esparsas de chuva no Espírito Santo, com menor chance em parte da Região Noroeste e maior probabilidade nas vizinhanças da região de Pedra Azul, em Domingos Martins, não se descartando alguma trovoada com possíveis rajadas de vento.

A quinta-feira (14) tem período de sol intercalados com momentos de céu nublado em quase todo o Estado. Não há expectativa de chuva para a área central e sul da Região Sul e maior parte da Grande Vitória, assim como nas vizinhanças de Laranja da Terra. Ocorrem pancadas de chuva, com possíveis trovoadas, nas demais áreas do Estado, com destaque para o setor norte capixaba.

Últimas notícias

Incaper lança sistema eletrônico de avaliação de sustentabilidade da cafeicultura

Foto: Divulgação Incaper A sustentabilidade na cafeicultura é um dos ideais que norteiam ...

Inscrições para coordenação de pesquisa sobre peixes começam na segunda-feira (24)

As inscrições para a seleção de coordenador de projeto de pesquisa do Instituto ...

Venda Nova do Imigrante é destaque em projeto de qualificação do turismo rural

A rota de Agroturismo em Venda Nova do Imigrante foi validado pelo Ministério ...

Café: números da exportação demonstram a força da produção

Com a recente divulgação dos dados de exportação do café brasileiro fica claro ...

Batata apresenta queda de preços enquanto cebola sobe nas Centrais de Abastecimento

Um dos tubérculos mais utilizados na culinária brasileira, a batata apresentou oferta recorde ...