Alertas de perigo de deslizamentos e alagamentos em vários municípios do Espírito Santo

Julio Huber

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão coordenador do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres do Governo do Espírito Santo, divulgou um alerta para diversos municípios do Espírito Santo devido à quantidade de chuva que tem caído no Estado desde ontem (10).

De acordo com o alerta, ontem foi registrado acumulado de chuva de 30 a 50 mm em trechos da Grande Vitória. As demais áreas da metade sul e central capixaba receberam entre 10 e 20 mm, em média. O norte do Estado acumulou aproximadamente 10 mm.

Até o fechamento da última edição do Boletim Meteorológico, o acumulado de chuva, entre meia noite e 11h30 desta segunda-feira (11), estava entre 70 e 100 mm em pontos da Grande Vitória e entre 30 e 60 mm nas demais áreas da metade sul do Estado e sul da Região Nordeste. Os demais setores capixabas acumulavam entre 10 e 20 mm.

Até as 15h30 de hoje, havia alerta alto de movimento de massa para os municípios de Cariacica e Serra. Já para Vila Velha, Vitória, Santa Leopoldina, Guarapari e Aracruz, o alerta era moderado para o movimento de massa. Também para Cariacica e Serra o alerta moderado era para enxurrada e inundação. O alerta moderado para inundação também era válido para Vila Velha, Viana e Vitória.

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o nível de alerta continua devido ao acumulado de chuva observado nos últimos dias e a persistência de condições meteorológicas favoráveis para continuidade das chuvas de intensidade moderada em todo o Estado. A orientação e que em caso de situação de perigo iminente, a pessoa entre em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone: (27) 3194-3652.

TENDÊNICA – A terça-feira (12) de feriado tem a previsão de diminuição das chuvas na maior parte do oeste capixaba, mas ainda chove a qualquer hora na faixa leste do Estado, especialmente na Grande Vitória.

Diferentemente de hoje, há condições para pancadas de chuva em alguns momentos, mas a probabilidade de ocorrência de outros fenômenos adversos concomitantes é relativamente baixa.

Para a quarta-feira (13), a previsão é de mais aberturas de sol no Estado e aumento das temperaturas. Podem ocorrer pancadas rápidas e esparsas de chuva no Espírito Santo, com menor chance em parte da Região Noroeste e maior probabilidade nas vizinhanças da região de Pedra Azul, em Domingos Martins, não se descartando alguma trovoada com possíveis rajadas de vento.

A quinta-feira (14) tem período de sol intercalados com momentos de céu nublado em quase todo o Estado. Não há expectativa de chuva para a área central e sul da Região Sul e maior parte da Grande Vitória, assim como nas vizinhanças de Laranja da Terra. Ocorrem pancadas de chuva, com possíveis trovoadas, nas demais áreas do Estado, com destaque para o setor norte capixaba.

Últimas notícias

Especialista diz que mercado financeiro precisa acompanhar crescimento do agronegócio

Um levantamento feito em 2021 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ...

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...