Algodão sustentável do Brasil atende a exigentes mercados nacionais e internacionais

Foto: Divulgação

Além de abastecer a indústria têxtil brasileira, a produção nacional de algodão alcança mercados estratégicos como China, Vietnã, Bangladesh, Turquia e países da União Europeia. Com isso, o Brasil ocupa posição de destaque no mercado global de algodão, figurando entre os maiores produtores e exportadores da fibra no mundo. O país é um fornecedor relevante para a cadeia da moda internacional.

Anúncio

Nesse cenário, o Grupo Bom Jesus, com sede em Rondonópolis (MT), se consolida como um dos protagonistas do setor ao investir em uma produção de algodão baseada em boas práticas agrícolas, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental. Do plantio ao beneficiamento, o ciclo do algodão produzido pelo grupo considera critérios técnicos rigorosos, uso eficiente de recursos naturais e respeito às pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva.

A atuação sustentável da Bom Jesus é reconhecida por certificações nacionais e internacionais que atestam a qualidade de seus processos. Uma delas é a certificação ABR/BCI (Algodão Brasileiro Responsável / Better Cotton Initiative), que garante que o algodão é produzido a partir de critérios que integram os pilares social, ambiental e econômico, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis, redução de impactos ambientais e melhoria das condições de trabalho no campo.

Anúncio

A certificação ABR/UBA, voltada às unidades de beneficiamento do algodão, reafirma ainda mais a qualidade da fibra e a conformidade dos processos industriais com os mais elevados padrões técnicos e ambientais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade também nas etapas pós-colheita.

Para o Grupo Bom Jesus, investir em algodão sustentável é uma decisão estratégica que dialoga diretamente com os desafios contemporâneos da indústria têxtil, cada vez mais pressionada por consumidores, marcas e mercados a adotar cadeias produtivas responsáveis.

“Na Bom Jesus, 100% do algodão (aprox. 35% das receitas do grupo) que produzimos é certificado. Os processos de certificação garantem rastreabilidade, qualidade e responsabilidade socioambiental à nossa cadeia produtiva, além de ampliar nossa competitividade em mercados cada vez mais exigentes”, afirma Mauro Loro, diretor comercial do Grupo Bom Jesus. 

“A certificação é a materialização de como a sustentabilidade acontece no dia a dia, do plantio ao beneficiamento, garantimos que os elos sob nossa atuação sigam critérios consistentes de responsabilidade ambiental, social e de qualidade. Na prática, isso significa um algodão rastreável, garantindo transparência e confiança para o mercado”, acrescenta Bianca Cumpian, gerente de sustentabilidade do Grupo Bom Jesus.

Fonte: Avenida Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Moqueca, praias e histórias seculares são convites para o verão no litoral capixaba

Foto: Everton Thiago/PMVV O litoral do Espírito Santo possui belas praias, com culinária ...

Preço da cesta básica de alimentos em dezembro tem queda puxada por leite, arroz, açúcar, café e óleo

Foto: Freepik Food donations on the table. Text Donation. Close up. A Companhia ...

Manual com orientações contábeis para cooperativas é atualizado pela OCB/ES

Foto: OCB/ES O Sistema OCB/ES lançou, no final do último ano, a nova ...

Festival da uva e do vinho chega à 60ª edição em Alfredo Chaves em março

Foto: Divulgação O distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, se ...

Cafés especiais produzidos por mulheres do ES chegam ao mercado mineiro

Foto: Freepik Enquanto Minas Gerais consolida sua imagem como referência nacional em cafés ...