Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel da Palha pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Estudantes da Escola Família Agrícola do Bley, localizada na zona rural do município, participaram de palestra e atividade prática de vacinação de rebanho, com a temática da febre aftosa.

A médica-veterinária do Idaf Stella Cintie Silva explicou a importância da vacinação do rebanho contra febre aftosa e orientou quanto à necessidade de desenvolver um trabalho efetivo de vigilância, sobretudo após a suspensão da vacinação, prevista para 2023. “Precisamos garantir que os animais estejam devidamente imunizados para avançarmos nesse processo. A partir da retirada da vacinação, nosso compromisso deverá ser redirecionado para outras medidas de controle e o fortalecimento do sistema de defesa agropecuária de modo geral”, afirmou.

VACINAÇÃO – A vacinação contra febre aftosa está em andamento neste mês de maio, quando devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. O procedimento ainda é obrigatório até a campanha de novembro de 2022, sendo, inclusive, de extrema relevância nessa reta final. 

O Espírito Santo está entre os sete estados (de um total de onze que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico para retirada da vacinação) autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender a vacinação a partir de 2023.

PROJETO – O projeto “Vai pra Roça” vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única.

A ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...