Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel da Palha pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Estudantes da Escola Família Agrícola do Bley, localizada na zona rural do município, participaram de palestra e atividade prática de vacinação de rebanho, com a temática da febre aftosa.

A médica-veterinária do Idaf Stella Cintie Silva explicou a importância da vacinação do rebanho contra febre aftosa e orientou quanto à necessidade de desenvolver um trabalho efetivo de vigilância, sobretudo após a suspensão da vacinação, prevista para 2023. “Precisamos garantir que os animais estejam devidamente imunizados para avançarmos nesse processo. A partir da retirada da vacinação, nosso compromisso deverá ser redirecionado para outras medidas de controle e o fortalecimento do sistema de defesa agropecuária de modo geral”, afirmou.

Anúncio

VACINAÇÃO – A vacinação contra febre aftosa está em andamento neste mês de maio, quando devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. O procedimento ainda é obrigatório até a campanha de novembro de 2022, sendo, inclusive, de extrema relevância nessa reta final. 

Anúncio

O Espírito Santo está entre os sete estados (de um total de onze que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico para retirada da vacinação) autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender a vacinação a partir de 2023.

PROJETO – O projeto “Vai pra Roça” vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única.

A ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

Fonte: Idaf-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...