Alunos de Medicina Veterinária fazem visita técnica ao laboratório de diagnóstico do Idaf

Estudantes do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha (UVV) conheceram, na última terça-feira (14), as estruturas da Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizado em Cariacica.

De acordo com o gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, os alunos visitaram o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite e o de Diagnóstico de Sanidade Animal, que envolve raiva, anemia infecciosa equina (AIE) e doenças dos suínos. “A Gerência de Diagnóstico Laboratorial (Gedlab) está sempre de portas abertas para essa integração com a academia, que é tão essencial. Além disso, é fundamental que os futuros profissionais do segmento tenham ciência da estrutura de excelência de que o Estado dispõe em prol do fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Farias.

Anúncio

A subgerente de Análise Laboratorial do Idaf, Priscila Firmino, explicou aos alunos a rotina do laboratório, desde a recepção das amostras até a emissão dos relatórios de ensaio com os resultados. “Eles também puderam entender melhor como são feitas as análises com equipamentos automatizados, tendo a oportunidade de comparar com as técnicas tradicionais aprendidas na graduação. Ademais, foi possível explicar as exigências de credenciamento e acreditação nos órgãos reguladores, que permitem ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite estar entre os melhores do país, visto que todo o processo é complexo e demanda uma gestão da qualidade eficiente, mantendo o rastreamento de tudo que é feito no laboratório”, disse Priscila Firmino

Segundo o professor da disciplina de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal da UVV, Gabriel Rossi, o encontro foi importante para os alunos conhecerem as atividades realizadas pelo Idaf. “É bastante rico o conhecimento quanto ao diagnóstico das doenças infectocontagiosas, que requerem controle do Estado, e a seriedade do serviço prestado pelo Instituto. O acesso ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, credenciado à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), também era algo esperado, pois os alunos veem em sala de aula a teoria da qualidade do leite, a importância desse tema e como funciona na cadeia produtiva leiteira do país, mas a aplicação pôde ser visualizada com a visita técnica, destacando ainda o papel do médico-veterinário na coordenação dessa estrutura”, pontuou Rossi.

Anúncio

Esta foi a segunda turma da UVV que participou este mês de visita técnica à estrutura laboratorial do Idaf, sob o comando do professor Gabriel Rossi.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...