Alunos de Medicina Veterinária fazem visita técnica ao laboratório de diagnóstico do Idaf

Estudantes do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha (UVV) conheceram, na última terça-feira (14), as estruturas da Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizado em Cariacica.

De acordo com o gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, os alunos visitaram o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite e o de Diagnóstico de Sanidade Animal, que envolve raiva, anemia infecciosa equina (AIE) e doenças dos suínos. “A Gerência de Diagnóstico Laboratorial (Gedlab) está sempre de portas abertas para essa integração com a academia, que é tão essencial. Além disso, é fundamental que os futuros profissionais do segmento tenham ciência da estrutura de excelência de que o Estado dispõe em prol do fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Farias.

Anúncio

A subgerente de Análise Laboratorial do Idaf, Priscila Firmino, explicou aos alunos a rotina do laboratório, desde a recepção das amostras até a emissão dos relatórios de ensaio com os resultados. “Eles também puderam entender melhor como são feitas as análises com equipamentos automatizados, tendo a oportunidade de comparar com as técnicas tradicionais aprendidas na graduação. Ademais, foi possível explicar as exigências de credenciamento e acreditação nos órgãos reguladores, que permitem ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite estar entre os melhores do país, visto que todo o processo é complexo e demanda uma gestão da qualidade eficiente, mantendo o rastreamento de tudo que é feito no laboratório”, disse Priscila Firmino

Anúncio

Segundo o professor da disciplina de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal da UVV, Gabriel Rossi, o encontro foi importante para os alunos conhecerem as atividades realizadas pelo Idaf. “É bastante rico o conhecimento quanto ao diagnóstico das doenças infectocontagiosas, que requerem controle do Estado, e a seriedade do serviço prestado pelo Instituto. O acesso ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, credenciado à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), também era algo esperado, pois os alunos veem em sala de aula a teoria da qualidade do leite, a importância desse tema e como funciona na cadeia produtiva leiteira do país, mas a aplicação pôde ser visualizada com a visita técnica, destacando ainda o papel do médico-veterinário na coordenação dessa estrutura”, pontuou Rossi.

Esta foi a segunda turma da UVV que participou este mês de visita técnica à estrutura laboratorial do Idaf, sob o comando do professor Gabriel Rossi.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Parceria entre Fecomércio-ES e Sicoob garante benefícios exclusivos para capixabas

Sempre em busca de soluções para oferecer os melhores produtos financeiros e benefícios ...

Dez dicas para uma sucessão familiar no campo é tema de palestra na Feira de Agronegócios Cooabriel

Lavouras são empresas a céu aberto. E como fazer com que propriedades e ...

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Foto: Heitor Delpupo/Asscom MCC&VB A Fazenda Pindobas será a sede do Polo Sebrae ...

Dois casos suspeitos de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus

Foto: Julio Huber Também foi publicada, em edição extra do DOU, a redução ...

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

Foto: Freepik Estoque de CPR aumenta 36% no último ano. Instrumentos seguem sendo ...