Alunos de Medicina Veterinária fazem visita técnica ao laboratório de diagnóstico do Idaf

Estudantes do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha (UVV) conheceram, na última terça-feira (14), as estruturas da Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizado em Cariacica.

De acordo com o gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, os alunos visitaram o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite e o de Diagnóstico de Sanidade Animal, que envolve raiva, anemia infecciosa equina (AIE) e doenças dos suínos. “A Gerência de Diagnóstico Laboratorial (Gedlab) está sempre de portas abertas para essa integração com a academia, que é tão essencial. Além disso, é fundamental que os futuros profissionais do segmento tenham ciência da estrutura de excelência de que o Estado dispõe em prol do fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Farias.

Anúncio

A subgerente de Análise Laboratorial do Idaf, Priscila Firmino, explicou aos alunos a rotina do laboratório, desde a recepção das amostras até a emissão dos relatórios de ensaio com os resultados. “Eles também puderam entender melhor como são feitas as análises com equipamentos automatizados, tendo a oportunidade de comparar com as técnicas tradicionais aprendidas na graduação. Ademais, foi possível explicar as exigências de credenciamento e acreditação nos órgãos reguladores, que permitem ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite estar entre os melhores do país, visto que todo o processo é complexo e demanda uma gestão da qualidade eficiente, mantendo o rastreamento de tudo que é feito no laboratório”, disse Priscila Firmino

Anúncio

Segundo o professor da disciplina de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal da UVV, Gabriel Rossi, o encontro foi importante para os alunos conhecerem as atividades realizadas pelo Idaf. “É bastante rico o conhecimento quanto ao diagnóstico das doenças infectocontagiosas, que requerem controle do Estado, e a seriedade do serviço prestado pelo Instituto. O acesso ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, credenciado à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), também era algo esperado, pois os alunos veem em sala de aula a teoria da qualidade do leite, a importância desse tema e como funciona na cadeia produtiva leiteira do país, mas a aplicação pôde ser visualizada com a visita técnica, destacando ainda o papel do médico-veterinário na coordenação dessa estrutura”, pontuou Rossi.

Esta foi a segunda turma da UVV que participou este mês de visita técnica à estrutura laboratorial do Idaf, sob o comando do professor Gabriel Rossi.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...