Alunos de Medicina Veterinária fazem visita técnica ao laboratório de diagnóstico do Idaf

Estudantes do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha (UVV) conheceram, na última terça-feira (14), as estruturas da Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizado em Cariacica.

De acordo com o gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, os alunos visitaram o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite e o de Diagnóstico de Sanidade Animal, que envolve raiva, anemia infecciosa equina (AIE) e doenças dos suínos. “A Gerência de Diagnóstico Laboratorial (Gedlab) está sempre de portas abertas para essa integração com a academia, que é tão essencial. Além disso, é fundamental que os futuros profissionais do segmento tenham ciência da estrutura de excelência de que o Estado dispõe em prol do fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Farias.

Anúncio

A subgerente de Análise Laboratorial do Idaf, Priscila Firmino, explicou aos alunos a rotina do laboratório, desde a recepção das amostras até a emissão dos relatórios de ensaio com os resultados. “Eles também puderam entender melhor como são feitas as análises com equipamentos automatizados, tendo a oportunidade de comparar com as técnicas tradicionais aprendidas na graduação. Ademais, foi possível explicar as exigências de credenciamento e acreditação nos órgãos reguladores, que permitem ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite estar entre os melhores do país, visto que todo o processo é complexo e demanda uma gestão da qualidade eficiente, mantendo o rastreamento de tudo que é feito no laboratório”, disse Priscila Firmino

Segundo o professor da disciplina de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal da UVV, Gabriel Rossi, o encontro foi importante para os alunos conhecerem as atividades realizadas pelo Idaf. “É bastante rico o conhecimento quanto ao diagnóstico das doenças infectocontagiosas, que requerem controle do Estado, e a seriedade do serviço prestado pelo Instituto. O acesso ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, credenciado à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), também era algo esperado, pois os alunos veem em sala de aula a teoria da qualidade do leite, a importância desse tema e como funciona na cadeia produtiva leiteira do país, mas a aplicação pôde ser visualizada com a visita técnica, destacando ainda o papel do médico-veterinário na coordenação dessa estrutura”, pontuou Rossi.

Anúncio

Esta foi a segunda turma da UVV que participou este mês de visita técnica à estrutura laboratorial do Idaf, sob o comando do professor Gabriel Rossi.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

El Niño volta e acende alerta para a próxima safra de soja no Brasil

Foto: Imnet O retorno do fenômeno climático El Niño foi confirmado nesta semana ...

Ovos processados ganham espaço nas exportações e atingem participação recorde

Foto: Freepik As exportações brasileiras de ovos processados alcançaram o maior patamar da ...

Resistência a antimicrobianos coloca pecuária mundial sob pressão e amplia desafios para o agro brasileiro

Foto: Pixabay O avanço da resistência antimicrobiana na produção animal tem acendido um ...

Renegociação de dívidas ganha força em meio à pressão sobre o crédito rural

Foto: Freepik A possível votação do Projeto de Lei 5.122/2023, conhecido como "Refis ...

Exportações do agro avançam e atingem recorde de US$ 70,5 bilhões nos cinco primeiros meses do ano

Foto: Freepik O agronegócio brasileiro segue ampliando sua presença no mercado internacional e ...