Alunos de Vargem Alta lançam vídeo documentário em 360º sobre meio ambiente

Alunos do 9º ano da EMEB João Domingos Fassarella lançaram o vídeo documentário em 360º “Saberes da Mata” no Youtube. A produção é fruto de oficinas do projeto Nossa Mata em 360º, que alia educação ambiental com realidade virtual de vídeo em 360º. O vídeo aborda a relação das pessoas da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta, com a Mata Atlântica, e pode ser assistido no canal do Coletivo Campo Aberto.

De acordo com a resolução nº 03/91 do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Espírito Santo, está aprovado o tombamento da Mata Atlântica e seus Ecossistemas Associados no Estado do Espírito Santo. Ainda de acordo com essa resolução, o município de Vargem Alta está entre os municípios pertencentes ao tombamento da Mata Atlântica, que na comunidade de Castelinho é referência internacional, pelo fato de ter sido redescoberto nessa região a saíra-apunhalada, um pássaro que havia sido considerado em extinção por muito tempo.

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos participaram de oficinas de roteiro, filmagem, edição e exibição. De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, o impacto é o vislumbre e o início da transformação em torno de questões sociais, ambientais e de relacionamento humano. “A arte é uma ótima forma de sensibilizar os jovens. As artes audiovisuais permitem o trabalho coletivo e a mobilização de imagens e sons para representar o mundo, pessoas e sonhos”, afirma Sara.

O vídeo conta ainda com interpretação em libras produzido pelo aluno Marcos Henrikson Schiavo, sob a orientação da professora intérprete de Libras Maria Aparecida Damazio. O projeto Nossa Mata em 360º é uma realização do Coletivo Campo Aberto e Paisagem, com o apoio da EXP Filmes e da Secult/ES, através de recursos do Funcultura.

Doc 360º “Saberes da Mata”

  • Onde assistir: www.nossamata360.com
  • Instagram: www.instagram.com/nossamata360
  • Facebook: www.facebook.com/nossamata360

Fonte: Victorhugo Amorim

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...