Alunos de Vargem Alta lançam vídeo documentário em 360º sobre meio ambiente

Alunos do 9º ano da EMEB João Domingos Fassarella lançaram o vídeo documentário em 360º “Saberes da Mata” no Youtube. A produção é fruto de oficinas do projeto Nossa Mata em 360º, que alia educação ambiental com realidade virtual de vídeo em 360º. O vídeo aborda a relação das pessoas da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta, com a Mata Atlântica, e pode ser assistido no canal do Coletivo Campo Aberto.

De acordo com a resolução nº 03/91 do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Espírito Santo, está aprovado o tombamento da Mata Atlântica e seus Ecossistemas Associados no Estado do Espírito Santo. Ainda de acordo com essa resolução, o município de Vargem Alta está entre os municípios pertencentes ao tombamento da Mata Atlântica, que na comunidade de Castelinho é referência internacional, pelo fato de ter sido redescoberto nessa região a saíra-apunhalada, um pássaro que havia sido considerado em extinção por muito tempo.

Anúncio

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos participaram de oficinas de roteiro, filmagem, edição e exibição. De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, o impacto é o vislumbre e o início da transformação em torno de questões sociais, ambientais e de relacionamento humano. “A arte é uma ótima forma de sensibilizar os jovens. As artes audiovisuais permitem o trabalho coletivo e a mobilização de imagens e sons para representar o mundo, pessoas e sonhos”, afirma Sara.

Anúncio

O vídeo conta ainda com interpretação em libras produzido pelo aluno Marcos Henrikson Schiavo, sob a orientação da professora intérprete de Libras Maria Aparecida Damazio. O projeto Nossa Mata em 360º é uma realização do Coletivo Campo Aberto e Paisagem, com o apoio da EXP Filmes e da Secult/ES, através de recursos do Funcultura.

Doc 360º “Saberes da Mata”

  • Onde assistir: www.nossamata360.com
  • Instagram: www.instagram.com/nossamata360
  • Facebook: www.facebook.com/nossamata360

Fonte: Victorhugo Amorim

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...