Alunos esbanjam criatividade e consciência ambiental no agronegócio 

A I Mostra de Empreendedorismo Sustentável da EMEF Santa Isabel, em Domingos Martins, na região Serrana, é a prova de que o agronegócio está presente no município e que tem potencial para gerar emprego, renda e fortalecer a agricultura familiar – desenvolvendo economicamente a região rural para além do turismo de massa na temporada de inverno. 

A iniciativa e fruto do Agrinho, um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.

Continua após o anúncio

Visando o desenvolvimento sustentável das propriedades agrícolas de toda a região por meio da agregação de valor, aplicação de novas tecnologias e sustentabilidade, os alunos do 4º ano, orientados pela professora Larissa, e dos 6º, 7º, 8º e 9º anos orientados pela professora Elisângela, desenvolveram e apresentaram projetos promissores, que transformam professores e alunos em agentes transformadores nas comunidades onde vivem, gerando potencial para que o desenvolvimento proposto ultrapasse fronteiras e fortaleça o agronegócio criando conexões fortes e efetivas.

No evento, que aconteceu na quinta-feira (03), além dos projetos de cada turma, também houve apresentações artísticas dos alunos e assessoramento de negócios oferecido pelas empresas parceiras Sicoob, Sebrae e Biscoitos Kebis. 

Quanto aos trabalhos desenvolvidos pelas crianças, o 4º ano falou sobre a importância da agricultura familiar e montou um estande usando o milho verde como exemplo de cultura versátil, demonstrando essa característica com diversos pratos feitos a partir do grão, como bolos, papa, polenta e pães. 

O 6º ano produziu compostagem, um adubo natural feito a partir de matéria orgânica que seria descartada no lixo. A compostagem produzida pelos alunos foi utilizada no cultivo de uma horta orgânica, cujos produtos foram comercializados pelo 9º ano em seu plano de negócios que incentiva a venda e o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. 

 O 7º ano criou a cooperativa estudantil “Banana Split”, que explora todas as possibilidades da banana, principal cultura do município. Além de a fruta in natura ser uma maravilha, os estudantes criaram todo um plano de negócios com direito à criação de uma mascote, estratégia de marketing e, certamente, de muitos subprodutos que foram colocados à venda pela turma. 

Já os jovens do 8º ano criaram a agência de turismo rural “Montanhas Tour” e desenvolveram uma plataforma digital para que viajantes possam descobrir, conhecer e saber detalhes sobre cada atrativo turístico da região, que vão muito além dos pontos mais conhecidos. A agência conta, inclusive, com ideias de translado e planejamento de marketing.

A iniciativa de auxiliar e orientar os produtores rurais sobre a importância da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) dos também alunos do 9º ano sob orientação da professora Yasnaia, também esteve presente no evento com consultorias e palestras sobre regularidade fiscal. 

A I Mostra de Empreendedorismo Sustentável da EMEF Santa Isabel, em Domingos Martins, foi apenas o início da demonstração das potencialidades de mentes jovens e cheias de ideias inovadoras para Domingos Martins e região. Com apoio e parcerias, os projetos têm potencial de contribuir com a comunidade e com o desenvolvimento econômico local. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...