Alunos esbanjam criatividade e consciência ambiental no agronegócio 

A I Mostra de Empreendedorismo Sustentável da EMEF Santa Isabel, em Domingos Martins, na região Serrana, é a prova de que o agronegócio está presente no município e que tem potencial para gerar emprego, renda e fortalecer a agricultura familiar – desenvolvendo economicamente a região rural para além do turismo de massa na temporada de inverno. 

A iniciativa e fruto do Agrinho, um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.

Anúncio

Visando o desenvolvimento sustentável das propriedades agrícolas de toda a região por meio da agregação de valor, aplicação de novas tecnologias e sustentabilidade, os alunos do 4º ano, orientados pela professora Larissa, e dos 6º, 7º, 8º e 9º anos orientados pela professora Elisângela, desenvolveram e apresentaram projetos promissores, que transformam professores e alunos em agentes transformadores nas comunidades onde vivem, gerando potencial para que o desenvolvimento proposto ultrapasse fronteiras e fortaleça o agronegócio criando conexões fortes e efetivas.

Anúncio

No evento, que aconteceu na quinta-feira (03), além dos projetos de cada turma, também houve apresentações artísticas dos alunos e assessoramento de negócios oferecido pelas empresas parceiras Sicoob, Sebrae e Biscoitos Kebis. 

Quanto aos trabalhos desenvolvidos pelas crianças, o 4º ano falou sobre a importância da agricultura familiar e montou um estande usando o milho verde como exemplo de cultura versátil, demonstrando essa característica com diversos pratos feitos a partir do grão, como bolos, papa, polenta e pães. 

O 6º ano produziu compostagem, um adubo natural feito a partir de matéria orgânica que seria descartada no lixo. A compostagem produzida pelos alunos foi utilizada no cultivo de uma horta orgânica, cujos produtos foram comercializados pelo 9º ano em seu plano de negócios que incentiva a venda e o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. 

 O 7º ano criou a cooperativa estudantil “Banana Split”, que explora todas as possibilidades da banana, principal cultura do município. Além de a fruta in natura ser uma maravilha, os estudantes criaram todo um plano de negócios com direito à criação de uma mascote, estratégia de marketing e, certamente, de muitos subprodutos que foram colocados à venda pela turma. 

Já os jovens do 8º ano criaram a agência de turismo rural “Montanhas Tour” e desenvolveram uma plataforma digital para que viajantes possam descobrir, conhecer e saber detalhes sobre cada atrativo turístico da região, que vão muito além dos pontos mais conhecidos. A agência conta, inclusive, com ideias de translado e planejamento de marketing.

A iniciativa de auxiliar e orientar os produtores rurais sobre a importância da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) dos também alunos do 9º ano sob orientação da professora Yasnaia, também esteve presente no evento com consultorias e palestras sobre regularidade fiscal. 

A I Mostra de Empreendedorismo Sustentável da EMEF Santa Isabel, em Domingos Martins, foi apenas o início da demonstração das potencialidades de mentes jovens e cheias de ideias inovadoras para Domingos Martins e região. Com apoio e parcerias, os projetos têm potencial de contribuir com a comunidade e com o desenvolvimento econômico local. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...