Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson Paolinelli é presença confirmada na Feira de Agronegócios da Cooabriel 2022, que será realizada de 28 a 30 de julho de 2022 em São Gabriel da Palha ao lado do complexo de armazenagem da Cooabriel.

Paolinelli ministrará palestra com o tema “A importância do agronegócio e do café no desenvolvimento do Brasil”. O ex-ministro foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência de alimentos ao Brasil, transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento sustentável de países do cinturão tropical.

“Quero apresentar para os participantes da feira sobre o café e outras oportunidades, além de traçar um panorama de oportunidades. Há um excesso de demanda. Falta alimento no mundo e as condições de produção no Brasil são muito favoráveis, especialmente com a biotecnologia. Não tenho dúvidas de que o Brasil é a grande saída para o equilíbrio na oferta de alimentos”, explicou.

Alysson Paolinelli é o presidente do Instituto Fórum do Futuro, que consiste em um grupo de cientistas, dedicados a promover debates sobre as melhorias da produção agropecuária, bem como, realização de estudos, diagnósticos com foco na construção programática, que destaca e valoriza a plataforma da Ciência, da Pesquisa, da Tecnologia e da Inovação. Ele também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro.

Paolinelli também implementou o primeiro programa de financiamento estudantil do país na Universidade de Lavras, de 1966 a 1971.

O presidente da Coobriel, Luiz Carlos Bastianello, falou sobre a importância da presença de uma autoridade como Paolinelli na Feira de Agronegócios de 2022.

“Trata-se de um ícone da agricultura que irá trazer grande conhecimento e vivência. Nossa expectativa é grande para essa feira, pois ficamos dois anos sem realizá-la em razão da pandemia. Por isso, queremos oferecer informações que façam sentido e tragam conhecimento e a presença do professor Paolinelli será um ganho muito importante”, finalizou.

Feira de Agronegócios da Cooabriel 2022

A Feira do Agronegócio é promovida pela Cooabriel – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel.

Dias:  28, 29 e 30 de julho de 2022

Local: Córrego São Gabriel, ao lado do complexo de armazéns da Cooabriel em São Gabriel da Palha-ES, Rodovia ES-137.

Entrada franca para visitação.

Expositores: 50 empresas

Público estimado: 10 mil, cerca de 3 mil por cada dia da feira.

Público Alvo: Cooperados da Cooabriel e familiares, todos produtores da região, pesquisadores, estudantes do agronegócio, empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos e insumos, bancos e instituições de fomento à agricultura, órgãos públicos de fomento ao desenvolvimento econômico e de pesquisas.

Fonte: Cooabriel

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...