Amostras do concurso de qualidade chegam à etapa de degustação em Linhares

O Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares, que está em sua quinta edição, chega à sua etapa mais importante: a degustação das amostras selecionadas na primeira fase e seleção das 10 melhores que disputaram a premiação. A avaliação aconteceu nesta sexta-feira (7), na Unidade de Referência em Qualidade de Café, do Incaper. Os vencedores serão revelados no dia 20 de outubro.

As amostras inscritas passaram por um processo de avaliação física e sensorial, sendo classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e à qualidade de bebida, de acordo o protocolo CQI/UCDA – que atesta a qualidade do produto, sendo selecionadas as que apresentaram acima de 70 pontos.

Anúncio

O pesquisador José Altino Machado Filho, responsável pela Unidade de Referência de Qualidade de Café Conilon de Linhares, destacou que nesta edição espera-se colher os frutos de um trabalho que começou há muito tempo, e que já é perceptível a melhoria da qualidade das amostras.

Anúncio

“Vemos o despertar dos produtores para a qualidade do café especial que realmente merece estar em um concurso, como competidor mesmo, e, com certeza, esses resultados vão colocar Linhares no mapa de município que é produtor de cafés de qualidade. É interessante ver o engajamento dos produtores e sua satisfação em passar a consumir o próprio café, deixando de ir ao mercado comprar o café tradicional, valorizando o que ele e sua família produzem”, comentou o pesquisador.

A banca de jurados/degustadores é formada por profissionais renomados, certificados R-GRADER Protocolo CQU Coffee Quality Institute. São eles: Tassio Souza, do Incaper; Jonas Orletti, da empresa Robusta Coffee; José Carlos Azevedo e Júlia Partelli, da Cooabriel; Elivelton de Oliveira, da Coopeavi; e Raabe de Oliveira Abreu, bolsista do Ifes.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que esse ano 56 amostras foram inscritas no concurso que está em sua quinta edição. “Desde 2017 estamos trabalhando nesse programa que tem colhido bons resultados, embora em curto prazo, graças ao engajamento e comprometimento dos produtores que têm abraçado nossa proposta de trabalho, a exemplo da produção dos cafés especiais, e nossos parceiros”, ressaltou o secretário.

O primeiro colocado do concurso receberá o prêmio de 5.000,00 em dinheiro, já o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro R$ 1.500,00. Os produtores das 10 amostras selecionadas receberão certificado e participação na Semana Internacional do Café (SIC) que acontece em Belo Horizonte, com custeio do transporte e hospedagem por conta do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com parcerias privadas.

O prefeito Bruno Marianelli esteve acompanhando o início do trabalho dos degustadores e comentou sobre o incentivo da Prefeitura de Linhares na produção de cafés especiais e, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura familiar.

“Os resultados que estamos colhendo mostram que estamos no caminho certo. Nossa função enquanto poder público é criar novas oportunidades para que o produtor trace o seu próprio caminho. Contamos com seis cafés especiais, cinco deles fruto do Programa Linhares Coffee, e esperamos que mais produtores se unam e evoluam juntos, criando ainda mais possibilidades com o café que faz parte das nossas raízes”, frisou o prefeito.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Syngenta, Sebrae e Sicoob.

Fonte: Prefeitura de Linhares

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...