Anchieta é decretada capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar

O chef Gilson Surrage comemora o título.
O chef Gilson Surrage comemorou o título

Anchieta é a capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar. Foi sancionada pelo governador Renato Casagrande a Lei 11.418/2021, que dá ao município esse título. A proposta veio da Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei (PL) nº 594/2021, do deputado Marcelo Santos. A lei já foi publicada no Diário oficial do Estado (DIO-ES)

Os empreendedores de Anchieta, principalmente, os que possuem restaurantes, bares e quiosques, receberam a notícia com grande entusiasmo. O renomado chef Gilson Surrage, que possui um empreendimento em Iriri, disse que o título é de grande importância para o município e para os empreendedores. “Anchieta, em especial Iriri, é protagonista no turismo de evento gastronômico. Esse reconhecimento é merecido, pois assinamos um dos maiores eventos gastronômicos do Estado”, comemorou.

Para a presidente da associação Castelhanos em Ação, a chef Kênia Mota, o reconhecimento traduz todo esforço que os empreendedores e moradores de Anchieta, principalmente, de Castelhanos, que se dedicam para promover o festival da moqueca e outros eventos durante o ano, promovendo a culinária local. “Ficamos muito felizes. Isso se reflete no trabalho conjunto de todos os empreendedores. Agradecemos o reconhecimento”, disse.

O prefeito Fabrício Petri também ficou muito feliz com a notícia. “Estou feliz em ver que todo esforço dos empreendedores do município, em especial de Castelhanos e Iriri, está sendo reconhecido. Esse título trará mais destaque para a cidade de Anchieta. Aproveito para parabenizar os empreendedores”, disse.

Segundo o parlamentar, autor da proposta que virou lei, a cidade do litoral Sul do Estado merece esse título porque na Praia dos Castelhanos se realiza um festival dedicado exclusivamente à moqueca, durante o mês de setembro, e, em Iriri, todo mês de outubro, é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, que este ano está na 23º edição.

Além dos quiosques, moquecarias e restaurantes de Castelhanos e Iriri, outros balneários do município servem a famosa moqueca capixaba e pratos que levam frutos do mar, agregando ainda o preparo artesanal e o tempero local.

Fonte: Prefeitura Municipal de Anchieta

Últimas notícias

Incaper lança sistema eletrônico de avaliação de sustentabilidade da cafeicultura

Foto: Divulgação Incaper A sustentabilidade na cafeicultura é um dos ideais que norteiam ...

Inscrições para coordenação de pesquisa sobre peixes começam na segunda-feira (24)

As inscrições para a seleção de coordenador de projeto de pesquisa do Instituto ...

Venda Nova do Imigrante é destaque em projeto de qualificação do turismo rural

A rota de Agroturismo em Venda Nova do Imigrante foi validado pelo Ministério ...

Café: números da exportação demonstram a força da produção

Com a recente divulgação dos dados de exportação do café brasileiro fica claro ...

Batata apresenta queda de preços enquanto cebola sobe nas Centrais de Abastecimento

Um dos tubérculos mais utilizados na culinária brasileira, a batata apresentou oferta recorde ...