Anchieta é decretada capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar

O chef Gilson Surrage comemora o título.
O chef Gilson Surrage comemorou o título

Anchieta é a capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar. Foi sancionada pelo governador Renato Casagrande a Lei 11.418/2021, que dá ao município esse título. A proposta veio da Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei (PL) nº 594/2021, do deputado Marcelo Santos. A lei já foi publicada no Diário oficial do Estado (DIO-ES)

Os empreendedores de Anchieta, principalmente, os que possuem restaurantes, bares e quiosques, receberam a notícia com grande entusiasmo. O renomado chef Gilson Surrage, que possui um empreendimento em Iriri, disse que o título é de grande importância para o município e para os empreendedores. “Anchieta, em especial Iriri, é protagonista no turismo de evento gastronômico. Esse reconhecimento é merecido, pois assinamos um dos maiores eventos gastronômicos do Estado”, comemorou.

Para a presidente da associação Castelhanos em Ação, a chef Kênia Mota, o reconhecimento traduz todo esforço que os empreendedores e moradores de Anchieta, principalmente, de Castelhanos, que se dedicam para promover o festival da moqueca e outros eventos durante o ano, promovendo a culinária local. “Ficamos muito felizes. Isso se reflete no trabalho conjunto de todos os empreendedores. Agradecemos o reconhecimento”, disse.

O prefeito Fabrício Petri também ficou muito feliz com a notícia. “Estou feliz em ver que todo esforço dos empreendedores do município, em especial de Castelhanos e Iriri, está sendo reconhecido. Esse título trará mais destaque para a cidade de Anchieta. Aproveito para parabenizar os empreendedores”, disse.

Segundo o parlamentar, autor da proposta que virou lei, a cidade do litoral Sul do Estado merece esse título porque na Praia dos Castelhanos se realiza um festival dedicado exclusivamente à moqueca, durante o mês de setembro, e, em Iriri, todo mês de outubro, é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, que este ano está na 23º edição.

Além dos quiosques, moquecarias e restaurantes de Castelhanos e Iriri, outros balneários do município servem a famosa moqueca capixaba e pratos que levam frutos do mar, agregando ainda o preparo artesanal e o tempero local.

Fonte: Prefeitura Municipal de Anchieta

Últimas notícias

Especialista diz que mercado financeiro precisa acompanhar crescimento do agronegócio

Um levantamento feito em 2021 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ...

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...