Anchieta é decretada capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar

O chef Gilson Surrage comemora o título.
O chef Gilson Surrage comemorou o título

Anchieta é a capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar. Foi sancionada pelo governador Renato Casagrande a Lei 11.418/2021, que dá ao município esse título. A proposta veio da Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei (PL) nº 594/2021, do deputado Marcelo Santos. A lei já foi publicada no Diário oficial do Estado (DIO-ES)

Os empreendedores de Anchieta, principalmente, os que possuem restaurantes, bares e quiosques, receberam a notícia com grande entusiasmo. O renomado chef Gilson Surrage, que possui um empreendimento em Iriri, disse que o título é de grande importância para o município e para os empreendedores. “Anchieta, em especial Iriri, é protagonista no turismo de evento gastronômico. Esse reconhecimento é merecido, pois assinamos um dos maiores eventos gastronômicos do Estado”, comemorou.

Anúncio

Para a presidente da associação Castelhanos em Ação, a chef Kênia Mota, o reconhecimento traduz todo esforço que os empreendedores e moradores de Anchieta, principalmente, de Castelhanos, que se dedicam para promover o festival da moqueca e outros eventos durante o ano, promovendo a culinária local. “Ficamos muito felizes. Isso se reflete no trabalho conjunto de todos os empreendedores. Agradecemos o reconhecimento”, disse.

Anúncio

O prefeito Fabrício Petri também ficou muito feliz com a notícia. “Estou feliz em ver que todo esforço dos empreendedores do município, em especial de Castelhanos e Iriri, está sendo reconhecido. Esse título trará mais destaque para a cidade de Anchieta. Aproveito para parabenizar os empreendedores”, disse.

Segundo o parlamentar, autor da proposta que virou lei, a cidade do litoral Sul do Estado merece esse título porque na Praia dos Castelhanos se realiza um festival dedicado exclusivamente à moqueca, durante o mês de setembro, e, em Iriri, todo mês de outubro, é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, que este ano está na 23º edição.

Além dos quiosques, moquecarias e restaurantes de Castelhanos e Iriri, outros balneários do município servem a famosa moqueca capixaba e pratos que levam frutos do mar, agregando ainda o preparo artesanal e o tempero local.

Fonte: Prefeitura Municipal de Anchieta

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...