Aplicativo de consultoria online registra aumento de adesões durante pandemia

Foto: Ascom / Coopeavi

Técnico da cooperativa instrui agricultor na utilização do app

A tecnologia tem ajudado agricultores da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) a tirarem dúvidas sobre problemas em suas propriedades durante a pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Por meio do aplicativo “Mão na Roça”, os cooperados podem mandar mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos em PDF. O material é analisados por técnicos da cooperativas e, em seguida, o produtor recebe a resposta, pelo telefone, do problema apresentado. Desde o início do distanciamento social determinado pelas autoridades de saúde, as adesões ao sistema aumentaram 260%.

“Não imaginava que o aplicativo teria tamanha utilidade numa crise igual a que estamos passando. As adesões têm sido maiores, vários produtores abrindo chamados e tirando dúvidas do seu dia a dia. Antes da crise não era assim. Temos muito a crescer ainda”, afirma o gerente do Núcleo de Inteligência Comercial da Coopeavi, Ivanilson Scalzer.

O agricultor Erineu Seidler, de Santa Maria de Jetibá, atesta a praticidade do aplicativo. “A ideia foi boa porque, às vezes, o técnico não tem tempo disponível para vir à propriedade e, com o aplicativo, o atendimento é mais rápido”.

O horário de atendimento técnico é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e, aos sábados, das 7h às 11h. Para utilizar a assessoria online do “Mão na Roça”, basta o cooperado fazer login utilizando o CPF e o código enviado para o celular via SMS. É necessário que o número do celular esteja atualizado no banco de dados da cooperativa.

Para o agricultor Jair Loose, de Domingos Martins, o aplicativo evita demora no atendimento presencial do técnico. “Com o aplicativo, em 24 horas já resolve o problema. Tudo é mais rápido de se fazer”.

A ferramenta está disponível para smartphones Android acima da versão 5.1. O aplicativo foi desenvolvido por meio de cooperação técnica com o Ifes campus Vitória.

Últimas notícias

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...

Contratações de crédito rural entre julho e novembro têm alta de 19%

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 ...

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...