Aplicativo de consultoria online registra aumento de adesões durante pandemia

Foto: Ascom / Coopeavi

Técnico da cooperativa instrui agricultor na utilização do app

A tecnologia tem ajudado agricultores da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) a tirarem dúvidas sobre problemas em suas propriedades durante a pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Por meio do aplicativo “Mão na Roça”, os cooperados podem mandar mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos em PDF. O material é analisados por técnicos da cooperativas e, em seguida, o produtor recebe a resposta, pelo telefone, do problema apresentado. Desde o início do distanciamento social determinado pelas autoridades de saúde, as adesões ao sistema aumentaram 260%.

“Não imaginava que o aplicativo teria tamanha utilidade numa crise igual a que estamos passando. As adesões têm sido maiores, vários produtores abrindo chamados e tirando dúvidas do seu dia a dia. Antes da crise não era assim. Temos muito a crescer ainda”, afirma o gerente do Núcleo de Inteligência Comercial da Coopeavi, Ivanilson Scalzer.

O agricultor Erineu Seidler, de Santa Maria de Jetibá, atesta a praticidade do aplicativo. “A ideia foi boa porque, às vezes, o técnico não tem tempo disponível para vir à propriedade e, com o aplicativo, o atendimento é mais rápido”.

O horário de atendimento técnico é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e, aos sábados, das 7h às 11h. Para utilizar a assessoria online do “Mão na Roça”, basta o cooperado fazer login utilizando o CPF e o código enviado para o celular via SMS. É necessário que o número do celular esteja atualizado no banco de dados da cooperativa.

Para o agricultor Jair Loose, de Domingos Martins, o aplicativo evita demora no atendimento presencial do técnico. “Com o aplicativo, em 24 horas já resolve o problema. Tudo é mais rápido de se fazer”.

A ferramenta está disponível para smartphones Android acima da versão 5.1. O aplicativo foi desenvolvido por meio de cooperação técnica com o Ifes campus Vitória.

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...