Aplicativo divulga os pontos de oferta de soros antivenenos

Foto: Pixabay

O portal Painel Vacina e Confia, do Governo do Estado, agora conta com um aplicativo para a divulgação de pontos de oferta de soros antivenenos. A ferramenta foi desenvolvida por residentes do Programa de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). 

Anúncio

O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso da população às informações relacionadas à disponibilidade dos soros antivenenos no território capixaba, permitindo a identificação dos pontos de ofertas mais próximos da residência de quem demandar o serviço. Na ferramenta, é possível encontrar informações sobre os locais de acesso aos soros escorpiônico (escorpião); antibotrópico, antielapídico, anticrotálico, antilaquético (cobras); e antiaracnídico (aranhas e escorpião).  

Anúncio

Os soros são distribuídos pela Central Estadual de Rede de Frio, do Programa Estadual de Imunizações da Sesa, a partir da análise epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos realizada pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES). Em seguida, são disponibilizadas informações dos pontos de referência localizados na maioria das cidades do Estado. 

“A ideia surgiu a partir do Projeto Aplicativo, desenvolvido pelo nosso grupo da residência em Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde. Utilizando matrizes de priorização e de viabilidade, escolhemos a temática de soros antivenenos por ser um agravo de relevância no Estado”, pontuou a residente Jórnie Cezana.

De janeiro a setembro deste ano, o Espírito Santo registrou 4.661 mil acidentes com animais peçonhentos, entre escorpiões, cobras, aranhas e lagartas. “Esses dados indicam a relevância da iniciativa desenvolvidas pelos residentes e que também vai ao encontro da importância da assistência rápida ao usuário”, ressaltou a preceptora Danielle Grillo.

“Há a necessidade de aprimorar a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS, com relação à divulgação das informações dos pontos de oferta dos soros antivenenos para casos de acidentes por animais peçonhentos, uma vez que o tempo entre o acidente e o atendimento do cidadão é fundamental para o prognóstico”, acrescentou Danielle Grillo.

O acesso às informações no portal Painel Vacina e Confia está disponível em “Salas de vacina, pontos de testagens e pontos de oferta soro antiveneno”. Ao deslizar o cursor para baixo, é possível realizar uma pesquisa por cidade e também por tipo de soro (cobra, aranha, escorpião e lagarta). 

Participaram do desenvolvimento da ferramenta o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES) e o Programa Estadual de Imunização (PEI). Os residentes do ICEPi responsáveis pelo projeto são Daniela Guzmán, Diovana Zacchi Pinão, Fabiana Marques, Francine Euzébio, Jórnie Cezana, Paola Jandrey, orientadas pela tutora Sônya Corrêa e pela preceptora Danielle Grillo.

O ICEPi possui programas de Residências Multiprofissionais e Residências Médicas. Os programas visam a promover competências técnicas e capacitar os profissionais para atuar na promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde do indivíduo e das comunidades. 

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

Foto: Freepik Os resultados positivos da indústria capixaba continuam impulsionando a economia do ...

Mato Grosso recebe roadshow para comunicadores do agro

Cada vez mais a realização de roadshows tê sido uma iniciativa marcante no ...

Cooperativismo marca presença na estreia do programa Negócio Rural

Novo formato é apresentado pelo jornalista Bruno Faustino, que irá contar histórias do ...