Aplicativos auxiliam na produção agrícola brasileira

A tecnologia está cada vez mais próxima do homem do campo. E a Embrapa Informática Agropecuária tem diversos dispositivos que auxiliam o homem do campo. Desde aplicativos a sistemas web, as ferramentas são de acesso gratuito e podem ser encontradas no Portal da Unidade. Conheça alguns que podem dar uma força no dia a dia da produção agrícola.

PLANTIO CERTO – O aplicativo móvel Zarc – Plantio Certo, permite ao produtor acessar de forma prática dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e verificar as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil. O sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas, de acordo com o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta selecionados pelo usuário.

Também oferece a lista das cultivares consideradas aptas a cada localidade, cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). São dez as culturas abrangidas: amendoim, arroz, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo e trigo. Ao facilitar o acesso de produtores rurais e outros agentes do agronegócio a essas informações, a ideia é contribuir para a tomada de decisão no planejamento da produção. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

RODA DA REPRODUÇÃO – O aplicativo Roda da Reprodução auxilia o produtor no gerenciamento das fases de reprodução e crescimento do rebanho leiteiro, permitindo acompanhar o crescimento e o peso das novilhas e bezerras, facilitando assim o trabalho dos produtores de leite. Foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto.

Oferece recursos como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem; permite realizar buscas entre os bovinos cadastrados e ainda compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

SATVeg – O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) permite a observação de séries temporais de índices de vegetação por meio de imagens de satélite, oferecendo apoio a atividades de monitoramento agrícola e ambiental em toda a América do Sul. O sistema auxilia instituições de pesquisa, universidades e ONGs em trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra. Com ele é possível identificar o que é uma área urbana, cultura anual, cana-de-açúcar, pasto ou mata, por exemplo, além de observar a frequência com que as áreas agrícolas do país sofrem alterações e acompanhar o ciclo de uma cultura agrícola e sua intensificação.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE SOLOS – O Sistema de Informação de Solos incorpora amostras e perfis de solos de todo Brasil, apresentando uma descrição detalhada das características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas desses perfis com suas localizações geográficas.

Os mapas temáticos disponíveis servem de base para estudos agronômicos relativos a mapas de solo e de fertilidade, aptidão agrícola de culturas, zoneamentos climáticos e agroecológicos, entre outros. As informações contribuem para a tomada de decisões relativas ao agronegócio, como zoneamento agrícola e estimativa da produtividade de culturas, além de representar uma importante fonte para o ensino e a pesquisa, beneficiando principalmente cientistas, professores e alunos de pós-graduação.

WEBAMBIENTE – O WebAmbiente é um sistema de informação interativo para auxiliar a tomada de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural e contempla o maior banco de dados produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental, englobando todos os biomas brasileiros. Ao fornecer informações básicas como localização e tamanho da propriedade rural, o produtor obtém uma lista de espécies nativas apropriadas para o plantio, estratégias de recomposição mais adequadas às condições da área e orientações relativas ao preparo inicial do local.

Acesse os aplicativos desenvolvidos por todos os centros de pesquisa da Embrapa: www.embrapa.br/aplicativos

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Idaf tem trabalho aprovado em Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

O encontro é organizado pela Ufes em parceria com o Iema O Instituto ...

Ifes abre inscrições para mestrado em Agroecologia

São ofertadas 12 vagas e o início das aulas está previsto para março ...

Laboratório de aquicultura marinha fortalecerá pesquisas no país

Visão em 3D do projeto do Lapimar Foram reiniciadas, esta semana, as obras ...

Brasil registra 31 defensivos agrícolas genéricos, com quatro produtos biológicos

Com a publicação, 2020 soma 60 produtos de baixo impacto registrados. Esse é ...

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...