Após fim de semana chuvoso, semana de alívio no Espírito Santo

Foto: Freepik

Uma semana se passou desde a noite de 22 de março, quando uma tempestade histórica atingiu várias cidades do Sul do Espírito Santo, deixando um rastro de destruição e tragédia, novas chuva voltaram a atingir o Espirito Santo no final de semana passado. Segundo dados da Defesa Civil Estadual divulgados no domingo (31), mais de 11 mil pessoas estão fora de casa na região, ainda lidando com as consequências desoladoras das enchentes.

Anúncio

O impacto da catástrofe é evidente em Mimoso do Sul, uma das cidades mais afetadas pela fúria das águas. Lá, mais de 5 mil pessoas estão desalojadas, lutando para reconstruir suas vidas após perderem suas casas e pertences para as enchentes. O cenário é de desolação, com ruas tomadas por lama e destroços, enquanto os moradores tentam limpar o que sobrou e recomeçar do zero.

Anúncio

Além disso, Apiacá também enfrenta uma situação alarmante, com 133 pessoas desabrigadas e centenas mais desalojadas. A cidade, assim como tantas outras na região, está se recuperando dos impactos devastadores das chuvas que não apenas destruíram casas, mas também tiraram vidas preciosas.

Fim de semana de fortes chuvas

No último fim de semana, as chuvas retornaram com intensidade ao estado, desencadeando diversos alagamentos, inclusive na capital, Vitória. Nas últimas 96 horas, áreas já afetadas pelas fortes chuvas receberam quantidades significativas de precipitação:

• Afonso Cláudio: 96.4 mm
• Marechal Floriano: 82.0 mm
• Muniz Freire: 78.6 mm
• Jerônimo Monteiro: 78.1 mm
• São José do Calçado: 74.4 mm
• Viana: 72.7 mm
• Cariacica: 70.4 mm
• Vitória: 65.0 mm
• Presidente Kennedy – ES: 60 mm
• Cachoeiro de Itapemirim (Jardim Itapemirim): 58.9 mm

Essas precipitações agravaram ainda mais a situação em áreas já fragilizadas pelas chuvas anteriores, ampliando os desafios enfrentados pelas comunidades afetadas.

Previsão para a semana

A semana será de pouca chuva, com sol predominando ao longo de todos os dias, trazendo um alívio para o estado:

• Terça-feira (02): O sol predominará ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva na faixa central e leste do estado, sem volumes significativos. Na faixa oeste, divisa com Minas Gerais, há previsão de pancadas de chuva à tarde, acompanhadas por raios e volumes maiores.

• Quarta-feira (03): Na faixa central e sul, haverá muito sol e pouca chuva, com apenas pancadas isoladas que não acumularão valores significativos. Na faixa norte, há previsão de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, com risco para temporais.

• Quinta-feira (04): Na faixa norte, a condição permanecerá com poucas aberturas de sol e muita nebulosidade, mas sem risco para temporais. Na faixa central e sul, o sol continuará predominando, com previsão de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.

• Sexta-feira (05): O sol predominará em toda a faixa sul e leste (litorânea) do estado, sem chuva. Para a faixa oeste e noroeste do estado, o sol voltará a aparecer na região, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Polícia flagra crime ambiental na Região Serrana capixaba

A Polícia Militar Ambiental flagrou atividades de crime ambiental em um município da ...

Proprietário rural furta energia para secar café

A Polícia Civil do Espírito Santo e técnicos da EDP (concessionária de energia ...

Brasil se autodeclara livre de febre aftosa sem vacinação

Foto: Mapa Com o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 ...

Pratos com produtos de IG formam o Circuito Gastronômico do Connection Terroirs 2024

Foto: Divulgação Quem estiver em Gramado entre os dias 15 e 18 de ...

Setor de fretes do agronegócio brasileiro cresce 21%

Foto: Freepik O setor de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro alcançou um crescimento ...