Apreendidas 28 mil unidades de cafés irregulares no Espírito Santo. Veja os vídeos!

Foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais na Grande Vitória

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em ação com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), realizou, nesta segunda-feira (10), uma operação contra cafés torrados e moídos com irregularidades nos supermercados da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais nos bairros de Gaivotas, Aribiri, Alecrim e Porto Novo, em Vila Velha; Porto de Santana e São Francisco em Cariacica; e Barcelona, na Serra.

Anúncio

“Foram apreendidas mais de 28 mil unidades de café de três marcas, que apresentaram diversas irregularidades”, informou o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani.

As irregularidades induzem o consumidor ao erro, pois misturavam alta quantidade de cascas e paus ou estava fora de padrões mínimos de qualidade, com alto teor de umidade, o que diminui a qualidade do produto; ou, ainda, por ausência de regras básicas de rotulagem, como a indicação de lote, conforme laudos expedidos pelo Laboratório Central (Lacen).

Anúncio

O material apreendido ficou em um depósito dos supermercados fiscalizados. As empresas produtoras serão investigadas por crime contra relação de consumo.

Veja os vídeos:

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

OCB/ES reformula programa de formação de dirigentes e gestores de cooperativas

Foto: OCB/ES O Sistema OCB/ES retoma em 2026 o Programa de Formação para ...

Operação apreende mais de 17 toneladas de insumos agrícolas irregulares

Foto: Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa ...

Animais de zoológico amenizam o calor com picolés especiais

Fotos: Halder Ramos O calor intenso registrado no Rio Grande do Sul na ...

Grão de milho vira mascote de time de futebol capixaba

Foto: Divulgação Em uma cidade onde a polenta é mais do que comida ...

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...