Apreensão de amêndoas de cacau e outras mercadorias sem nota fiscal movimenta operação da Sefaz
Foto: Divulgação/Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou nesta terça-feira (14) uma grande operação de fiscalização no município de Jaguaré, no norte do Estado. A ação teve como foco combater o transporte de mercadorias sem documentação fiscal e reforçar a concorrência leal entre empresas capixabas.
Anúncio
Com o apoio da Polícia Militar (PMES), dez auditores fiscais participaram da blitz, que resultou na apreensão de produtos avaliados em cerca de R$ 150 mil. Entre os itens sem nota fiscal estavam ferragens, cloro, gêneros alimentícios e amêndoas de cacau — produto de alto valor comercial e destaque na agricultura da região norte do Estado.
A operação terminou com sete autos de infração lavrados, somando mais de R$ 70 mil em multas e impostos, todos recolhidos ainda durante a ação.
Anúncio
De acordo com o auditor fiscal e subgerente Fiscal da Região Nordeste, Orlando Anastacio, o uso de tecnologia tem sido um aliado fundamental, mas a presença em campo continua indispensável. “A Receita Estadual deve fiscalizar com tecnologia, mas sem se descuidar das operações ostensivas. É nessas abordagens que conseguimos identificar mercadorias sem documentos fiscais ou com documentação inidônea”, destacou.
Fonte: Sefaz
Anúncio
Anúncio