Aprenda a fazer queijo minas frescal em casa

O queijo minas frescal é um dos mais consumidos no país. De origem brasileira e fabricado com leite de vaca, o frescal é delicado, de consistência mole, bastante úmido e com olhaduras irregulares. De sabor suave, é muito consumido com café, em pães e com doces. Se você nunca comeu um “Romeu e Julieta” feito de queijo minas frescal e goiabada, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer um legítimo sabor mineiro.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) postou em seu canal no YouTube um vídeo que ensina como fazer queijo minas frescal em casa. Quem mostra o passo a passo da receita é a professora do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Denise Sobral. 

De acordo com Denise, para fazer o frescal é necessário alguns ingredientes e materiais específicos, como formas com furos. Contudo, a pesquisadora afirma que isso não impede o uso da criatividade e algumas substituições. A receita do frescal pede ácido lático, cloreto de cálcio e coalho. Mas o imprescindível, segundo Denise, é o coalho encontrado em supermercados.

Para um queijo pequeno, com cerca de 400 gramas, são necessários dois litros de leite pasteurizado. O indicado é que esse leite seja de saquinho e não homogeneizado. “Com o leite homogeneizado também é possível fazer queijo Minas frescal, mas com o não homogeneizado o produto fica melhor porque a proteína do leite está mais intacta”, afirma Denise.

Ainda sobre o leite, é muito importante que não seja utilizado a bebida vendida em caixinha. O leite UHT, como é chamado, passa por um processo de esterilização em altas temperaturas e, por esse motivo, não coagula durante o preparo do frescal. Também é possível utilizar leite cru na receita. Para isso, basta fazer a pasteurização caseira que consiste em ferver o leite a 65°C durante trinta minutos. 

Fonte: Epamig

Últimas notícias

Menor oferta mundial de café impulsiona valores futuros

Os contratos futuros do café arábica tiveram desempenho positivo nesta semana, voltando a ...

Doze municípios do Espírito Santo passam para risco baixo de contaminação da Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (07), o 54º Mapa de Risco ...

Seminário discute déficit de armazenagem para grãos e aponta soluções emergenciais

A constatação da necessidade de aumentar o espaço para armazenar grãos nas principais ...

Conquistas no campo são alcançadas com o auxílio da Contribuição Sindical Rural

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a categoria rural, e, é através dela ...

Ceasa-ES inicia coleta de culturas de produtos do mercado para análise

Ação vem sendo realizada em parceria com o MPES e a Vigilância Sanitária ...