Aprenda a fazer queijo minas frescal em casa

O queijo minas frescal é um dos mais consumidos no país. De origem brasileira e fabricado com leite de vaca, o frescal é delicado, de consistência mole, bastante úmido e com olhaduras irregulares. De sabor suave, é muito consumido com café, em pães e com doces. Se você nunca comeu um “Romeu e Julieta” feito de queijo minas frescal e goiabada, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer um legítimo sabor mineiro.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) postou em seu canal no YouTube um vídeo que ensina como fazer queijo minas frescal em casa. Quem mostra o passo a passo da receita é a professora do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Denise Sobral. 

Anúncio

De acordo com Denise, para fazer o frescal é necessário alguns ingredientes e materiais específicos, como formas com furos. Contudo, a pesquisadora afirma que isso não impede o uso da criatividade e algumas substituições. A receita do frescal pede ácido lático, cloreto de cálcio e coalho. Mas o imprescindível, segundo Denise, é o coalho encontrado em supermercados.

Anúncio

Para um queijo pequeno, com cerca de 400 gramas, são necessários dois litros de leite pasteurizado. O indicado é que esse leite seja de saquinho e não homogeneizado. “Com o leite homogeneizado também é possível fazer queijo Minas frescal, mas com o não homogeneizado o produto fica melhor porque a proteína do leite está mais intacta”, afirma Denise.

Ainda sobre o leite, é muito importante que não seja utilizado a bebida vendida em caixinha. O leite UHT, como é chamado, passa por um processo de esterilização em altas temperaturas e, por esse motivo, não coagula durante o preparo do frescal. Também é possível utilizar leite cru na receita. Para isso, basta fazer a pasteurização caseira que consiste em ferver o leite a 65°C durante trinta minutos. 

https://youtu.be/0C7lwaJJIzA

Fonte: Epamig

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...