Aprenda a fazer queijo minas frescal em casa

O queijo minas frescal é um dos mais consumidos no país. De origem brasileira e fabricado com leite de vaca, o frescal é delicado, de consistência mole, bastante úmido e com olhaduras irregulares. De sabor suave, é muito consumido com café, em pães e com doces. Se você nunca comeu um “Romeu e Julieta” feito de queijo minas frescal e goiabada, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer um legítimo sabor mineiro.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) postou em seu canal no YouTube um vídeo que ensina como fazer queijo minas frescal em casa. Quem mostra o passo a passo da receita é a professora do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Denise Sobral. 

De acordo com Denise, para fazer o frescal é necessário alguns ingredientes e materiais específicos, como formas com furos. Contudo, a pesquisadora afirma que isso não impede o uso da criatividade e algumas substituições. A receita do frescal pede ácido lático, cloreto de cálcio e coalho. Mas o imprescindível, segundo Denise, é o coalho encontrado em supermercados.

Para um queijo pequeno, com cerca de 400 gramas, são necessários dois litros de leite pasteurizado. O indicado é que esse leite seja de saquinho e não homogeneizado. “Com o leite homogeneizado também é possível fazer queijo Minas frescal, mas com o não homogeneizado o produto fica melhor porque a proteína do leite está mais intacta”, afirma Denise.

Ainda sobre o leite, é muito importante que não seja utilizado a bebida vendida em caixinha. O leite UHT, como é chamado, passa por um processo de esterilização em altas temperaturas e, por esse motivo, não coagula durante o preparo do frescal. Também é possível utilizar leite cru na receita. Para isso, basta fazer a pasteurização caseira que consiste em ferver o leite a 65°C durante trinta minutos. 

Fonte: Epamig

Últimas notícias

Sustentabilidade no agronegócio é tema de webinar

Nesta quarta-feira (23), o Webinar BW TALKS recebe dois especialistas no agronegócio para tratar da ...

Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares, enquanto produtor aguarda ...

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha abre inscrições para as provas de velocidade

Haras Raphaela, em Tietê (SP), sediará competições do Quarto de Milha em quatro ...

Brasil exporta primeira carga de melão para China após acordo bilateral

Esta é a primeira fruta fresca brasileira exportada para o mercado chinês A ...

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...