Associação Brasileira dos Produtores de Leite elege coordenação de comissão nacional

A Comissão Nacional de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), que é composta por lideranças dos queijos artesanais de todas as regiões do Brasil, se reuniu por videoconferência, no último dia 2, para eleger a nova coordenação e tratar de assuntos pertinentes à comissão.

Durante o encontro online, o diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas (DECAP/SDI), da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação da Divisão de Cadeias Produtivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Orlando Melo de Castro, falou sobre a Instrução Normativa (IN) 73, que normatizou a Lei do Selo Arte e que poderá sofrer adequações para Lei dos Queijos Artesanais.

A Comissão fez um debate considerado produtivo e encaminhou sugestões para serem incorporadas na atualização da IN 73. Após esta participação do diretor do MAPA, foi realizada a eleição da nova equipe de coordenação da comissão. Os eleitos foram:

Coordenador: Wander Bastos – Produtor, médico veterinário, conselheiro da ABRALEITE e coordenador da Comissão de Bovinocultura da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná (Faesp).

Coordenador substituto: João Leite – Produtor, presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) e da Associação da Associações de Produtores de Queijo de Minas Gerais (AMIQUEIJO).

1ª secretária: Heloísa Collins – Produtora de queijos de cabra no Capril do Bosque em Joanópolis-SP.

2° secretário: Osvaldo Martins de Barros Filho – Produtor de Queijo Artesanal de Alagoa-MG.

3° secretário: Romildo Albuquerque Bezerra – Produtor e presidente da Associação de Certificação do Queijo de Coalho da Região Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Araleite, a Comissão Nacional teve papel importante e atuou por dois anos e meio na regulamentação da Lei do Selo Arte, participando de grupo de trabalho no MAPA.

“A Abraleite trabalhou muito e conseguiu a aprovação desta Lei na Câmara e no Senado, a sanção pelo presidente Temer e o decreto assinado pelo presidente Bolsonaro. Mantendo o bom exemplo dado pela ministra Tereza Cristina, de gestão participativa, o novo coordenador da Comissão da Abraleite, Wander Bastos, confirma que a equipe e seus membros têm muita coisa a fazer”, destacou, em nota, a entidade.

“Nossa comissão foi pioneira, já que se reunia por videoconferência há dois anos e meio. E foi também protagonista na implantação do Selo Arte. Agradeço a confiança de todas as lideranças queijeiras, técnicos, parlamentares, juristas, pesquisadores e o apoio incansável do presidente Geraldo Borges nessa caminhada. Desejo pleno êxito ao novo coordenador Wander Bastos, um profissional competente e entusiasta da causa”, comentou Acácio Brito, que concluiu seu mandato na coordenadoria.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, que participou da reunião, agradeceu e parabenizou o coordenador Acácio Brito e sua equipe, desejou muito sucesso à nova coordenação e concluiu dizendo que ainda há muito trabalho para a comissão.

“É preciso atuar para que os produtores de lácteos artesanais tenham efetivamente o Selo Arte em seus produtos. Assim será possível comercializar em todo o país e também evoluir no sentido da internacionalização dos lácteos artesanais brasileiros, que já provaram sua qualidade ao serem premiados em concursos internacionais”, destacou Geraldo.

Fonte: Abraleite

Últimas notícias

Casal de pecuaristas reduz gastos com Assistência Técnica do Senar-ES

A assistência ajudou a melhorar o gerenciamento do negócio Os pecuaristas leiteiros de ...

Feira Segura atende mais de 56 mil consumidores de 10 estados

O projeto Feira Segura, desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar para viabilizar a continuidade de feiras ...

Empresa de Singapura confirma fábrica de café solúvel em Linhares

Executivos da Olam Internacional anunciou seu terceiro e maior investimento no Espírito Santo: ...

Presidente da Conab morre vítima da Covid-19

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Samuel de Miranda Melo ...

Valor do mercado de defensivos agrícolas aplicados recua 10,4% em 2020

Tractor spraying soybean field at spring O mercado de defensivos agrícolas teve redução ...