ATeG do Senar-ES leva custo de produção ao 47º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Técnicos da ATeG do Senar-ES estiveram presentes no 47º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que ocorreu em Caxambu, Minas Gerais. A Assistência Técnica e Gerencial apresentou resultados do custo de produção do conilon de um grupo de São Gabriel da Palha (ES).

Os técnicos chegaram inovando na pesquisa e empolgando os que estavam ali presentes. “Como era um congresso bem técnico, falando de técnicas da atividade cafeeira, quando a gente falou de gestão, todo mundo ficou muito empolgado e curioso para poder saber”, conta a supervisora geral da ATeG, Cristiane Veronesi.

Anúncio

O evento, que tem como objetivo divulgar e promover o desenvolvimento do setor cafeeiro, contou com mesas-redondas na qual debateram sobre questões econômicas e políticas relacionadas à produção e comercialização de café, com especialistas sobre cada assunto.

Anúncio

Ao falar sobre custo de produção, os técnicos da ATeG chamaram a atenção dos produtores. “O gargalo da cafeicultura é o preço. Quanto está vendendo a saca de café. Não adianta a gente discutir preço de café, se o produtor não sabe quanto que está custando a sua produção”, explica Cristiane.

O evento contou com seminários e debates sobre a indústria do café. Temas como variedades de cafeeiros, novos métodos de cultivo, tecnologias, formas de irrigação, mudanças climáticas e sustentabilidade foram discutidos por técnicos e produtores de todo o Brasil.

Diversas pesquisas científicas relacionadas ao café foram apresentadas entre os dias 24 e 26 de outubro. O encerramento no dia 27 contou com o Dia de Campo, onde houve demonstração de resultados, na Fazenda Experimental de Varginha.

Com o sucesso da apresentação no 47º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, o Senar-ES já visa voltar na próxima edição.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...