Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez um voo memorável, na última sexta-feira (20), Dia Mundial das Abelhas. O piloto decolou um Air Tractor 402B, do aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto (SP), especialmente caracterizado de uma abelha gigante. O objetivo foi o de pulverizar na região uma causa que vem crescendo em todo planeta na última década: preservar a vida dos maiores e mais importantes polinizadores da Terra, responsáveis pela produção de boa parte dos nossos alimentos.

A iniciativa é da ONG “Bee or not to be” que, com o apoio da agência 6P, planejou a ação para chamar a atenção das práticas corretas de pulverização aérea, aquelas que levam em consideração a localização e as coordenadas de apiários e colmeias na natureza, evitando assim que as abelhas sejam atingidas pelos produtos dispersados nos voos e que podem prejudicar ou matar os insetos. Diversas empresas de destaque de produtos orgânicos, já seguem protocolos rígidos para proteger as abelhas nas atividades de pulverização aérea de canaviais.

Anúncio

“Estamos confiantes na repercussão positiva desta iniciativa simbólica em relação a algumas datas: estamos comemorando 10 anos da campanha ‘Sem abelha, Sem alimento’; cinco anos da ONG Bee or not to be e também quatro anos do Dia Mundial das Abelhas, instituído em 2018 pela ONU”, afirma Daniel Gonçalves, diretor da Bee or not to be. Práticas agressivas e pouco conscientes na agricultura e o uso indiscriminado de produtos tóxicos e pesticidas estão entre as principais causas de desaparecimento das abelhas.

Anúncio

No último dia 20, cerca de 50 pessoas, entre produtores de mel, ativistas, professores, imprensa, autoridades, representantes de empresas agrícolas e convidados especiais, acompanharam a decolagem e pouso do avião-abelha. A população das cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Dumont também puderam ver de longe o voo em defesa dos maiores polinizadores do planeta.

“Vale lembrar que o declínio dos polinizadores é um problema que já mobiliza agricultores, apicultores, meliponicultores e pesquisadores de várias partes do mundo e que passou a fazer parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos. A importância das abelhas ultrapassa as atividades de produção dos subprodutos apícolas, como o mel, cera, própolis, geleia real e veneno.  As abelhas, com mais de 25 mil espécies no mundo, são os principais insetos polinizadores da natureza e exercem grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores de nossa biodiversidade”, destacou Daniel Gonçalves.

A Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be” é uma associação socioambientalista sediada em Ribeirão Preto que reúne cientistas, professores, produtores de mel, empresários, agricultores, autoridades, militantes e defensores da causa. A ONG apoia e desenvolve ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, em especial no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental.

Entre outras atividades, produz conteúdo para a rede municipal de ensino em Ribeirão Peto e criou o aplicativo Bee Alert para localizar e denunciar a morte e desaparecimento das abelhas. Outras informações podem ser obtidas no site: www.semabelhasemalimento.com.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...

Paraná utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Foto: Sanepar A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu 60 toneladas de ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona economia com crescimento de empregos

Foto: Yuri Barichivich / Divulgação Setur-ES As atividades turísticas no Espírito Santo apresentaram ...