Azeite brasileiro conquista ouro em concurso internacional na Turquia
Foto: Charles Nogueira

O azeite extravirgem produzido pelo Olivas de Gramado foi premiado com medalha de ouro em um dos principais concursos internacionais do setor, realizado na Turquia, país historicamente ligado à origem do cultivo de oliveiras. O reconhecimento foi concedido ao rótulo Terroir Serrano safra 2026 durante o Anatolian International Olive Oil Competition (IOOC).
Anúncio
A competição reuniu 516 produtores de 20 países, incluindo tradicionais referências como Itália, Espanha, Grécia e Portugal. O azeite brasileiro recebeu pontuação superior a 90 em uma escala de 100 pontos, após avaliação sensorial conduzida por um painel de 32 especialistas de 25 nacionalidades.
Entre os critérios analisados estão atributos como frutado, amargor, picância, equilíbrio e persistência, além da ausência de defeitos. O resultado coloca o produto entre os destaques da edição e amplia a presença brasileira no mercado internacional de azeites de alta qualidade.
Anúncio
O mestre lagareiro e azeitólogo, André Bertolucci, responsável pela produção, descreve o perfil do azeite premiado. “No paladar tem boa persistência. É um azeite elegante e marcante, perfeito para harmonizações com risotos, massas, queijos curados e carnes vermelhas”, afirma.
Produzido a partir das variedades Koroneiki, Frantoio e Picual, o Terroir Serrano apresenta perfil sensorial frutado verde, com notas de amêndoas, banana, maçã, tomate e rúcula, além de equilíbrio entre amargor e picância.
A produção é feita em uma área de 29 hectares, com mais de 12 mil pés de oliveiras de diferentes origens, incluindo variedades espanholas, italianas e gregas. Parte das cultivares também é destinada ao consumo como azeitona de mesa.
Nos últimos anos, o azeite brasileiro tem ampliado sua participação em concursos internacionais. O Olivas de Gramado acumula premiações em países como Israel, Estados Unidos, Itália e Grécia, além de seleções em guias especializados que reúnem os melhores extravirgens do mundo.
Fonte: Olivas de Gramado
Anúncio
Anúncio