Bahia apresenta modelo de irrigação eficiente nos EUA

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) representou o Brasil na Missão Nebraska 2025, nos Estados Unidos, durante a conferência Global Water for Food, promovida pelo Daugherty Water for Food Global Institute, da Universidade de Nebraska. O evento serviu de palco para apresentar um dos principais cases de uso racional da água no agro brasileiro: o sistema de irrigação tecnificada do oeste baiano e o programa de monitoramento do aquífero Urucuia, inspirados nas práticas de gestão hídrica adotadas em Nebraska.

Na palestra principal, o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, destacou os avanços da agricultura irrigada na Bahia, que hoje é referência nacional em eficiência no uso da água. Segundo ele, a combinação entre irrigação de alta tecnologia, monitoramento climático e manejo sustentável tem permitido aumentar a produtividade respeitando os limites dos recursos naturais.

Anúncio

Um dos destaques foi o programa de monitoramento do Aquífero Urucuia — uma iniciativa liderada pela Aiba em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade de Nebraska. O projeto segue o modelo dos Natural Resources Districts (NRDs) norte-americanos e tem ampliado sua rede de poços de observação e coleta de dados, com foco em rastreabilidade, transparência e planejamento. Todos os dados técnicos estão disponíveis ao público pelo site da Aiba, fortalecendo a gestão participativa da água.

A missão brasileira também promoveu o intercâmbio de experiências com instituições dos EUA que operam mais de 7 mil pontos de monitoramento hídrico. Foram debatidos temas como irrigação de precisão, uso de sensores remotos, políticas de incentivo à recarga do solo e integração entre produtores, cientistas e gestores públicos.

Anúncio

Além da Aiba, participaram da Missão Nebraska 2025 representantes da Abapa, Sema, Inema, Casa Civil, MIDR, Fieb, Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, entre outros. A articulação entre os setores público, produtivo e acadêmico foi apontada como essencial para o futuro da gestão hídrica.

Outro ponto forte da missão foi o aprofundamento nos estudos sobre o Aquífero Urucuia. O pesquisador Everardo Mantovani destacou os avanços nos levantamentos hidrogeológicos e o uso de tecnologias para medições em tempo real. Também houve visitas a indústrias de pivôs centrais, reforçando o acesso dos produtores brasileiros às melhores tecnologias em irrigação eficiente.

Fonte: Assessoria de imprensa Aiba

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cavalos mais premiados do Brasil participarão de exposição em Alfredo Chaves

Foto: Divulgação Apaixonados pelo universo equestre têm um excelente motivo para visitar o ...

Sebrae do Espírito Santo e de Minas Gerais se unem para impulsionar o turismo do Caparaó

Foto: Divulgação Texto: Débora Pedroza/Sebrae-ES Em uma parceria inédita, o Serviço Brasileiro de ...

Espírito Santo inaugura primeira escola estadual de hospitalidade e turismo do Brasil

Foto: Freepik Neste sábado (17), o Espírito Santo testemunhará um marco histórico na ...

Vinte e oito países suspendem importação de frango brasileiro após gripe aviária ser confirmada em granja comercial

Foto: Julio Huber Julio Huber A gripe aviária chegou à produção comercial do ...

Evento abordará quebra da safra, novas cultivares e manejo de lavouras de café

Foto: Julio Huber Temas importantes e atuais da cafeicultura nacional estarão em evidência ...