Banana azul: ela existe ou é uma invenção?

É possível encontrar sementes da Blue Java à venda na internet

Julio Huber

A foto desta matéria não passou por manipulação de Photoshop. A cor azul da banana é natural. Também não é uma planta modificada geneticamente, trata-se da espécie Blue Java. Comum na Ásia, Austrália e no Havaí, aos poucos estão sendo feitos testes no Brasil para o cultivo da planta, já que o plantio é favorável à regiões tropicais.

Anúncio

E as curiosidades não se restringem apenas à cor. A banana azul tem textura bastante semelhante a sorvete e tem o sabor de baunilha. Segundo a Sociedade Internacional da Banana, o primeiro cultivo do vegetal foi registrado na Índia.

Anúncio

A banana tem sabor de baunilha e textura de sorvete

Ela tem se tornado cada vez mais popular em receitas que utilizam produtos naturais para trazer o sabor doce. Apesar de ainda difícil de ser encontrada no Brasil, a Blue Java pode ser facilmente encontrada em alguns países das Américas Central e do Sul.

A planta da Blue Java tem uma aparência de chamar a atenção, alcançando até seis metros de altura e com frutos maiores que os das bananeiras conhecidas no Brasil. As bananas azuis têm aproximadamente 17 centímetros. A fruta é mais azul quando nova, depois vai perdendo a coloração e adquirindo uma tonalidade mais pálida. Elas florescem em torno de 15 a 24 meses após o plantio e podem ser colhidos após 115 a 150 dias.

A plana pode atingir seis metros de altura

Segundo o diretor-executivo dos produtores de frutas tropicais do Havaí, Ken Love, agricultores cultivam esses doces frutos no país desde o início dos anos 20. No Brasil, não há registro oficial de plantação de Blue Java, segundo a Embrapa. Mas, os curiosos podem adquirir umas mudas online. Alguns sites oferecem as sementes da banana azul para venda.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...