Banana azul: ela existe ou é uma invenção?

É possível encontrar sementes da Blue Java à venda na internet

Julio Huber

A foto desta matéria não passou por manipulação de Photoshop. A cor azul da banana é natural. Também não é uma planta modificada geneticamente, trata-se da espécie Blue Java. Comum na Ásia, Austrália e no Havaí, aos poucos estão sendo feitos testes no Brasil para o cultivo da planta, já que o plantio é favorável à regiões tropicais.

E as curiosidades não se restringem apenas à cor. A banana azul tem textura bastante semelhante a sorvete e tem o sabor de baunilha. Segundo a Sociedade Internacional da Banana, o primeiro cultivo do vegetal foi registrado na Índia.

A banana tem sabor de baunilha e textura de sorvete

Ela tem se tornado cada vez mais popular em receitas que utilizam produtos naturais para trazer o sabor doce. Apesar de ainda difícil de ser encontrada no Brasil, a Blue Java pode ser facilmente encontrada em alguns países das Américas Central e do Sul.

A planta da Blue Java tem uma aparência de chamar a atenção, alcançando até seis metros de altura e com frutos maiores que os das bananeiras conhecidas no Brasil. As bananas azuis têm aproximadamente 17 centímetros. A fruta é mais azul quando nova, depois vai perdendo a coloração e adquirindo uma tonalidade mais pálida. Elas florescem em torno de 15 a 24 meses após o plantio e podem ser colhidos após 115 a 150 dias.

A plana pode atingir seis metros de altura

Segundo o diretor-executivo dos produtores de frutas tropicais do Havaí, Ken Love, agricultores cultivam esses doces frutos no país desde o início dos anos 20. No Brasil, não há registro oficial de plantação de Blue Java, segundo a Embrapa. Mas, os curiosos podem adquirir umas mudas online. Alguns sites oferecem as sementes da banana azul para venda.

Últimas notícias

Palestra aborda tendências inovadoras para o turismo das montanhas capixabas

A pandemia trouxe diversas mudanças no comportamento do consumidor e todos os setores ...

Laboratório de leite do Idaf recebe credenciamento oficial

Após anos de trabalho e dedicação, o Laboratório de Análise da Qualidade do ...

Apenas três municípios do Espírito Santo estão em risco amarelo no Mapa Covid-19

O Governo do Estado anunciou, ontem (18), o 23º Mapa de Risco Covid-19, ...

Demanda de frete rodoviário no agronegócio tem incremento de mais de 10%

Segundo o Índice de Fretes e Pedágios Repom (IFPR), a demanda por frete ...

Preço do arroz deve permanecer entre R$ 5 e R$ 7 até março do ano que vem

Um dos alimentos mais consumidos na mesa dos brasileiros sofreu um aumento de ...