Barista Daniel Munari é bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits

O barista Daniel Munari, de Curitiba (PR), sagrou-se bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits, competição que atesta as habilidades no preparo de drinques alcoólicos com café e é realizada pelo projeto “Brazil. The Coffee Nation”, parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A segunda colocação ficou com a barista Mari Mesquita, de Brasília (DF), e Leo Oliva, de Curitiba (PR), completou o pódio.

A competição ocorreu entre os dias 1º e 3 de março, no Shopping Total, em Porto Alegre (RS), que sediou pela primeira vez o evento. Com o título, Munari representará o Brasil no campeonato mundial da categoria, que acontecerá em junho, em Copenhague, na Dinamarca.

Anúncio

“Foi mais legal do que ganhar pela primeira vez, porque o desafio é cada vez maior. Sempre há muito respeito e admiração por todos os outros competidores e isso faz com que a gente nunca tenha certeza. Nos preparamos, fizemos um trabalho bem sério nas últimas semanas, chegamos aqui com o pé no chão, com todo respeito do mundo e, depois de bastante esforço, alcançamos o segundo título”, conta o campeão.

Anúncio

Munari recorda que teve uma preparação bem trabalhosa, com pouco tempo para desenvolver as bebidas, treinar para a competição e definir o roteiro da apresentação. “Acho que consegui trazer um pouco de tudo o que a gente treinou nos outros anos, agregando experiências da final de 2022, do mundial em 2023, do briefing que acumulamos em contato com juízes e competidores de todo o mundo, além de um ano inteiro pensando nisso. Assim, a gente conseguiu chegar a uma competição nacional bem-preparado, aliando isso tudo ao curto tempo de preparação intensa nessas últimas duas semanas, mas deu tudo certo”, lembra.

O bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits também destaca a importância dos campeonatos realizados pela BSCA em parceria com a ApexBrasil no país. “É muito importante a criação dessa estrutura para os campeonatos. Ao todo, no mundo, são sete competições autorizadas pela (World Coffee Events) WCE, sendo que seis são realizadas no Brasil, o que é muito raro, pois são poucos os países que têm tantas competições que credenciam um barista para o mundial. As competições são importantíssimas, é uma forma de incentivar o barista a estudar, a melhorar, a buscar novas tecnologias e, por fim, isso também se aplica diretamente na cafeteria, no dia a dia, na qualidade do café que servimos”, enaltece.

Munari completa que os campeonatos brasileiros de barismo são, ainda, uma forma de o barista representar o produtor, de apresentar o café que o seu produtor parceiro cultiva com excelência. “Tive a felicidade de representar o Jean Faleiros (da Indicação de Procedência da Alta Mogiana), que é um grande parceiro. É muito bacana representar o cafeicultor, que acho que é o tesouro do Brasil. Tenho certeza que existem milhares de outros produtores sedentos para ter seu café servido por competidores de alto nível também”, projeta.

Anualmente, a BSCA vem realizando ações com o objetivo de manter o elevado padrão das competições nacionais de barismo e capacitar os profissionais da área. “Os campeonatos são emblemáticos porque é quando se define um novo embaixador do café especial brasileiro, o barista que veste a camisa do ‘time Brasil’ para disputar um título mundial. Estamos obtendo resultados positivos e nossa intenção é manter o nível dos campeonatos e inserir mudanças para que tenhamos, cada vez mais, baristas mais capacitados, juízes mais qualificados e eventos que deixem o Brasil na posição de destaque que merece nas competições globais”, comenta o diretor executivo da entidade, Vinicius Estrela.

Ele explica que a realização do campeonato em Porto Alegre veio da ideia da entidade de as competições percorrerem o Brasil para apresentar, aos consumidores locais, mais informações sobre o café especial e o profissional barista. “A categoria Coffee in Good Spirits é bem visual e surpreendente, com drinques cativantes, que mostraram ao público da capital gaúcha opções diversas que levam café na receita. Nossa ideia é seguir percorrendo o país com as competições e ampliar o conhecimento, tanto do nosso setor, quanto do trabalho e da importância dos baristas, ao maior número de pessoas possível, o que colaborará para um processo constante de evolução dos cafés especiais do Brasil”, conclui.

O Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits 2024 contou com Nescafé, Naveia e Da Vinci Gourmet como patrocinadores, recebeu apoio de Shopping Total, Achega Café e Café do Mercado e teve o equipamento oficial fornecido por Grancoffee e Bunn. Os anfitriões desta edição foram Emovere e Café Porto Farrô, de Porto Alegre.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO – Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...