Barra de São Francisco amplia força do cooperativismo no ES

Barra de São Francisco passou a integrar o grupo de municípios capixabas que adotam o cooperativismo como política pública de desenvolvimento local. A Lei nº 1.774/2026 institui a Política Municipal do Cooperativismo e cria instrumentos para estimular geração de renda, inclusão social, sustentabilidade e fortalecimento das cooperativas no município.

A legislação, proposta pelo Executivo municipal e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, estabelece diretrizes para incentivar o modelo cooperativista, reconhecido como estratégico para o crescimento econômico local. Entre os principais avanços estão a criação do Conselho Municipal do Cooperativismo — com participação do poder público, cooperativas, Sistema OCB/ES e sociedade civil — e a previsão do Fundo Municipal de Apoio ao Cooperativismo, voltado ao financiamento de projetos e iniciativas que impulsionem o desenvolvimento regional.

Anúncio

A lei também prevê incentivos à inovação sustentável e garante a participação das cooperativas em licitações públicas, desde que atendam aos requisitos legais, reforçando a segurança jurídica e a presença dessas organizações nas decisões e oportunidades do município.

Com a nova legislação, Barra de São Francisco se torna o 22º município do Espírito Santo a adotar uma política municipal de cooperativismo, consolidando um movimento de expansão do setor no estado.

Anúncio

CIDADES DO ESPÍRITO SANTO COM POLÍTICAS MUNICIPAIS DE COOPERATIVISMO

  • Afonso Cláudio (2025)
  • Águia Branca (2025)
  • Alegre (2023)
  • Apiacá (2023)
  • Boa Esperança (2024)
  • Barra de São Francisco (2026)
  • Cariacica (2025)
  • Guaçuí (2024)
  • Ibatiba (2023)
  • Ibiraçu (2025)
  • Linhares (2007)
  • Marechal Floriano (2023)
  • Mimoso do Sul (2023)
  • Muniz Freire (2025)
  • Santa Leopoldina (2023)
  • Santa Maria de Jetibá (2023)
  • São Gabriel da Palha (2023)
  • Serra (2023)
  • Viana (2023)
  • Vila Velha (2023)
  • Venda Nova do Imigrante (2013 – em atualização)
  • Vitória (2012 – em atualização)

Fonte: Sistema OCB-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agricultores familiares terão acesso a cursos de qualificação voltados às compras públicas

Foto: Freepik Agricultores familiares e pessoas vinculadas a políticas públicas voltadas ao setor ...

Mais blocos de rocha se desprendem de montanha no interior do Espírito Santo

Foto: Defesa Civil de Afonso Cláudio Novos desprendimentos de rochas foram registrados na ...

Aquecimento do oceano já altera recifes no Espírito Santo e preocupa pesquisadores da Ufes

Foto: PELD-HCES Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo identificaram mudanças significativas nos ...

ONU cria o Dia Internacional do Café com liderança do Brasil

Foto: Envato O café ganhou reconhecimento oficial no calendário global. A Assembleia Geral ...

Mapa apreende mais de 7 milhões de litros de cachaça irregular

Foto: Freepik Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) resultou na ...