Boa nutrição fortalece a imunidade dos bovinos
Foto: Julio Huber
A imunidade é um dos principais componentes para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos bovinos, além de desempenhar papel fundamental na produtividade da pecuária. A atividade enfrenta desafios, incluindo prejuízos causados por infecções e parasitas, que podem chegar a cerca de US$ 14 bilhões anualmente.
Anúncio
“É comum os animais enfrentarem deficiências de aminoácidos, vitaminas e oligominerais em suas dietas naturais. Essas deficiências podem prejudicar a saúde geral dos bovinos, comprometer sua capacidade reprodutiva, o crescimento e a produção de leite, além de torná-los mais suscetíveis a doenças”, explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Grandes Animais da Pearson Saúde Animal.
Anúncio
Ao fortalecer a imunidade do rebanho, os pecuaristas reduzem significativamente a incidência de doenças, como infecções respiratórias e gastrointestinais, que afetam negativamente o desempenho dos animais e a rentabilidade da fazenda. Além disso, animais saudáveis tendem a converter alimentos de forma mais eficiente, o que resulta em mais ganho de peso, maior produção de leite e melhor qualidade da carne.
“Bovinos com o sistema imunológico bem desenvolvido respondem de forma eficaz a infecções, reduzindo assim a morbidade e a mortalidade no rebanho. A imunidade resistente está ligada à eficiência, resultando em produção de nutrientes e, consequentemente, maiores ganhos”, completa Vechiato.
Produtos que promovem a saúde imunológica dos bovinos desempenham papel importante no programa de manejo nutricional. Um exemplo disso é Aminofort, da Pearson Saúde Animal. Sua formulação fortalece o sistema imunológico dos animai, uma vez que a composição balanceada de nutrientes essenciais fornece os recursos nutricionais necessários para apoiar as defesas naturais do organismo, contribuindo para a saúde e o bem-estar do rebanho.
Fonte: Texto Comunicação
Anúncio
Anúncio