Boram Um é o campeão brasileiro de barista 2022

Boram Julio Um, da empresa Um Coffee Co., de São Paulo (SP), é o vencedor do Campeonato Brasileiro de Barista 2022. Ele teve o melhor desempenho no preparo de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, superou outros 19 competidores, sagrou-se bicampeão da competição – o primeiro título foi em 2020 – e será o representante do Brasil no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá na Austrália, de 27 a 30 de setembro, durante a Melbourne International Coffee Expo (MICE).

O Campeonato Brasileiro de Barista 2022 foi realizado, entre 24 e 26 de junho, durante o São Paulo Coffee Festival, na Bienal – Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). A iniciativa integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Em uma apresentação de no máximo 15 minutos, os competidores tiveram que apresentar aos juízes da competição quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas de assinatura. A análise leva em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.

A apresentação de Boram Um teve foco em percepção sensorial alinhada com a nova tendência de varietais com baixo teor de cafeína. “A (cultivar) Laurina já é muito conhecida no Brasil, tem um potencial sensorial incrível e, na competição, pude apresentar formas sobre como explorar esses cafés que estão vindo com características diferentes, principalmente em relação à cafeína”, comenta.

Ele também enaltece o papel fundamental da BSCA, em parceria com a ApexBrasil, na realização dos campeonatos de barismo e a importância das competições para esses profissionais. “A BSCA dá todo apoio e estrutura para a gente conseguir representar o Brasil corretamente, da melhor forma possível, nas competições mundiais. É todo um trabalho fantástico em termos de apoio, divulgação, estrutura e organização dos campeonatos nacionais”, destaca.

O segundo lugar do Campeonato Brasileiro de Barista 2022 ficou com Hugo Santos Silva, da Sabino Torrefação by Hugo e Thiago, de São Paulo, e o pódio foi completado por Vitor H. Ferreira Coelho, da Manana Cafés, de Curitiba (PR).

A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado à bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

Fonte: BSCA

Últimas notícias

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

Foto: Arquivo Secom / Aracruz O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, ...

Método simples e barato monitora qualidade da água em viveiros de tilápias

Photo: Gabriel Pupo Nogueira Cientistas utilizam bentônicos, organismos invertebrados indicadores de qualidade da ...

Produção de cacau volta a crescer no Brasil, após controle de vassoura-de-bruxa e outras doenças

Foto: Shutterstock Composition with cocoa pod and products on wooden background, top view ...

Setor de distribuição de insumos está apreensivo com os desafios deste ano

Foto: iStock “O setor de distribuição de insumos agrícolas, que comemorou um 2021 ...

Exportações de café em julho sofrem recuo de quase 15% em relação a 2021

Foto: iStock As exportações brasileiras de café somaram 2,476 milhões de sacas de ...