Brasil capacita novos adidos agrícolas

Candidatos a adidos agrícolas do Brasil participam desde a segunda-feira (08) em Brasília de um curso de preparação para o exercício da missão. Os selecionados assumirão postos na Colômbia, Egito, Marrocos, União Europeia e Angola. Nos quatro primeiros países e regiões citadas, os profissionais vão substituir adidos cujos mandatos estão se encerrando. Já em Angola a função está sendo criada na Embaixada do Brasil em Luanda.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A capacitação é realizada pelo Instituto Rio Branco, academia de formação diplomática do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em uma colaboração entre os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. O treinamento aconteceu até a última sexta-feira (12).

Anúncio

Segundo material divulgado, o adido agrícola atua na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro. Em coordenação com o embaixador e demais diplomatas da embaixada ou missão diplomática onde atua, ele tem o papel de identificar oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação no setor. A duração do mandato de um adido na embaixada é de até quatro anos consecutivos, não prorrogáveis. 

Anúncio

No curso preparatório, os candidatos a novos adidos recebem formação sobre assuntos como estrutura organizacional das representações diplomáticas brasileiras no exterior, cooperação internacional e atração de investimentos, imagem do agronegócio, linguagem diplomática, temas técnicos, sanitários e fitossanitários, táticas de negociação, assessoria de imprensa, entre outros.

Atualmente, o Ministério da Agricultura tem 28 adidos agrícolas brasileiros designados nas representações diplomáticas brasileiras no exterior. De acordo com o material divulgado, há previsão de ampliação, ainda em 2022, para 29 adidos em 27 postos. A nota informa que espera-se que os cinco novos adidos sejam designados ainda neste ano e iniciem as missões no começo do ano que vem.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...