Brasil celebra o Dia do Milho com recordes de produção, exportações e avanços em sustentabilidade

Foto: Freepik

O Dia Internacional do Milho, celebrado em 24 de abril, chega com muitos motivos para o Brasil comemorar. O grão, que alimenta pessoas e animais ao redor do planeta, é também um símbolo de força e inovação do agronegócio brasileiro. Somos o terceiro maior produtor mundial, com uma safra estimada em 122,7 milhões de toneladas para 2024/25, segundo a Conab – atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Anúncio

Mas não é só a quantidade que impressiona. O Brasil se transformou em líder global nas exportações de milho, com 34 milhões de toneladas embarcadas na última safra para mais de 140 países. No início dos anos 2000, éramos importadores. Hoje, exportamos tecnologia, eficiência e sustentabilidade.

Em apenas duas décadas, a produção brasileira cresceu 250%, enquanto a área plantada dobrou. Esse salto é reflexo direto do uso de biotecnologia, boas práticas agrícolas e sinergias como o consórcio soja-milho – em que uma cultura beneficia a outra e ambas ajudam a manter o solo saudável e produtivo.

Anúncio

De acordo com a Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo), 70% do milho brasileiro abastece o mercado interno de proteína animal e a demanda externa, reforçando o papel estratégico do grão na segurança alimentar global. Para o assessor técnico Daniel Rosa, o Brasil é referência em agricultura sustentável: com legislação ambiental rigorosa e uso crescente de insumos biológicos, o país se destaca no cenário internacional.

Esses temas estarão em pauta no 3º Congresso da Abramilho, que acontece no dia 14 de maio, em Brasília. Com o tema “Sustentabilidade e Inovação”, o evento reunirá cerca de 400 convidados – entre produtores, especialistas, autoridades e empresários – para discutir os rumos da cultura do milho diante dos desafios ambientais, econômicos e políticos do mundo atual.

A programação inclui debates sobre reciprocidade ambiental entre países, inflação de alimentos, exigências sustentáveis do mercado global e soluções inovadoras no campo. Segundo Glauber Silveira, diretor executivo da Abramilho, será uma oportunidade de destacar o milho como peça-chave na construção de um modelo de desenvolvimento que una eficiência e responsabilidade ambiental.

📅 Confira a programação completa: https://bit.ly/3CAbramilho-Programa
📩 Informações: [email protected]

Fonte: Assessoria de Imprensa – Congresso Abramilho

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Defensivos agrícolas irregulares são apreendidos durante fiscalização

Foto: Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa ...

Piscicultura ganha espaço na Favesu 2026, que terá estrutura ampliada

Foto: Zoom Filmes A Feira da Proteína Animal Capixaba (Favesu) terá uma edição ...

Nova arma biológica contra o bicudo-do-algodoeiro surge de pesquisa no Pantanal

Foto: Biotrop Uma descoberta feita durante uma expedição científica no Pantanal pode representar ...

Startup brasileira entra em lista mundial de tecnologias para prevenir riscos ambientais

Fotos: Divulgação Uma plataforma digital criada no Brasil para identificar riscos ambientais que ...

Iniciativas apoiam práticas regenerativas nas lavouras de café em Minas Gerais

Foto: Cecafé Iniciativas voltadas a apoiar produtores de café na adoção de práticas ...